A distribuidora de energia elétrica, Elektro, possui um beneficio que concede descontos na conta de luz para clientes indígenas, quilombolas ou classificados com baixa renda. Com o beneficio é possível obter até 100% de redução nas suas tarifas.
O Programa é um benefício social criado pelo Governo Federal para beneficiar as unidades residenciais de famílias com baixa renda. Consiste na redução da tarifa de consumo de energia elétrica em até 65%, para Indígenas e Quilombolas até 100%. O benefício é regulamentado pela Lei nº 12.212, de 20 de janeiro de 2010. Os descontos são decrescentes e cumulativos, à medida que o consumo vai evoluindo, até o limite de 220 kWh/mês.
Para fazer parte do programa o cliente deve se inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, ou seja, ter NIS – Número de Identificação Social, com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo nacional. Inscrita no Cadastro Único da Prefeitura, com renda familiar mensal de até três salários mínimos, que tenha alguém com doença ou patologia que precise do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos.
Quem tiver Idoso ou Deficiente que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social, também tem pode obter o desconto. Cada família tem direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica em apenas uma unidade consumidora.