O dia de que inaugura a temporada de compras natalícias, conhecido como Black Friday, acontece no próximo dia 23 em vários lugares do mundo, incluindo o Brasil.
O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), compartilharam algumas dicas que ajudam o comprador a evitar frustrações nesse dia, como: pesquisar o valor do produto que pretende comprar antes da Black Friday para saber se realmente houve desconto; não comprar lançamentos, já que você não vai ter certeza se o preço está valendo a pena; em compras realizadas via internet, é um direito seu poder devolver o produto em até 7 dias após a entrega; por último, apesar da promoção é importante saber quanto pode gastar na Black Friday para não ficar endividado.
As principais reclamações no ano passado foram sobre o descumprimento das ofertas feitas, publicidade enganosa, não entrega do produto e, também, o atraso na devolução de valores pagos. Nos Estados Unidos, a comemoração é feita um dia após o Dia de Ação de Graças, no entanto, é celebrado na quarta quinta-feira do mês de novembro.