Maria Bernadete será homenageada e terá seu nome em Rua de Artur Nogueira

Projeto de Lei é de autoria dos vereadores Davi Fernandes e Lucas Sia, a via pública do Residencial Champ's Elissèe passará agora para Alameda Maria Bernadete Bonitatibus Lívio Corrêa Barbosa.

Por: Correio Nogueirense
05/12/2018

A Câmara Municipal de Artur Nogueira aprovou na última Sessão Ordinária o Projeto de Lei nº 046/2018 que altera o nome oficial da Via Pública do Residencial Champ’s Elissèe em homenagem à Maria Bernadete.

O Projeto de Lei é de autoria dos vereadores Davi Fernandes e Lucas Sia e foi votado por unanimidade.

A via pública do Residencial Champ’s Elissèe, passará agora a se chamar Alameda Maria Bernadete Bonitatibus Lívio Corrêa Barbosa.

Conheça um pouco da história de Maria Bernadete:

Maria Bernadete nasceu em Campinas, em 25 de Janeiro de 1949. Sobrinha do Monsenhor Thiers Pellise Lício, ex-titular da Catedral metropolitana de Campinas, e de Monsenhor Edison Pelício Lício, pároco de Matriz Nossa Senhora das Dores que durante mais de 40 anos dedicou-se as coisas sociais nogueirenses.

Bernadete conheceu Artur Nogueira ainda menina. Passou a visitar o município com frequência quando era professora, e também devido a sua aproximação com Jair Corrêa Barbosa, empresário com quem se casaria com ela em 1976.

Formada em Administração de empresas pela Prontificada Universidade Católica de Campinas, Artistas plástica e decoradora, Bernadete sempre considerou Artur Nogueira como cidade do coração. Criou raízes, construiu família, seus três filhos, integrando-se as lutais sociais, artísticas e educacionais do município. Com Jair Corrêa, criou em 1977, a campanha de Agasalho e de Alimento de Artur Nogueira. Sua iniciativa pioneira que mantém até os dias atuais auxiliando um número de famílias carentes locais. Ajudou na construção da primeira creche no município, a Creche São Francisco de Assis, que foi entregue a sociedade nogueirense em 1980.

Foi ela que, ao lado de Jair Corrêa Barbosa, então presidente do Lions Club, participou desde a proposta da sua criação até a sua conclusão, após um ano de intensa atividade. Como presidente do Lions Club, trabalhou incessantemente até ver alcançado seu objetivo de oferecer às mães operarias nogueirenses um abrigo para os filhos menores enquanto trabalhavam para a manutenção de seus lares.

Bernadete teve ainda grande participação na vida educacional nogueirense como professora de ciclos básicos e como voluntária de cursos de arte, artesanato e de formação de família. Teve grande participação também nos trabalhos desenvolvidos pela Guarda Mirim nogueirense, cujo presidente foi seu marido Jair Corrêa Barbosa.

Por mais de 40 anos Bernadete dedicou-se à família e a Artur Nogueira com enorme paixão, carinho, competência e responsabilidade, razão pela qual acreditamos que merece agora, como sigla homenagem, o seu nome a uma rua da cidade que sempre amou e tomou sua desde sempre.

Comentários

Veja também