Entrou no ar o novo site do projeto Orçamento Fácil, uma série de animações que explica qual é a importância do orçamento público e como ele é montado no país. Além de mostrar de maneira mais organizada os 16 vídeos que foram produzidos até agora, a página nova traz uma novidade: a opção de baixar as animações, que já alcançaram 1,3 milhão de visualizações na internet. O projeto é uma parceria da Agência e do Jornal do Senado com a Consultoria de Orçamento da Casa.
Na página, a disposição dos vídeos por capítulos ficou mais clara. As animações explicam assuntos que parecem ser complicados, como leis orçamentárias (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual), dívida pública e diferença entre despesas primárias, receitas e financeiras.
O sucesso do projeto vem a partir do fato dos vídeos fazerem paralelo entre o orçamento do país e o de uma família, tornando o assunto mais fácil de ser compreendido. Isso de acordo com o coordenador da Agência e do Jornal do Senado, Silvio Burle.
Segundo o web designer Wilton Rodrigues e o administrador de web Rodrigo Ribeiro, que trabalharam no desenvolvimento da nova página, as mudanças deixaram o site mais claro, acessível e adequado a dispositivos móveis.