Em audiência realizada na manhã de ontem (3), o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que o governo Federal vai impor a implantação do Trem Intercidades na articulação com a Rumo Logística. A manifestação dada ao deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), autor do pedido de audiência na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Freitas confirmou o pouco interesse da concessionária para conceder a faixa de domínio da linha férrea, mas afirmou que o projeto do governo do Estado de São Paulo tem relevância econômica, o que o “torna amplamente viável”.
O deputado Macris também lembrou que as empresas concessionárias estão negociando com o governo a prorrogação dos contratos, e isso acontece tanto no modal ferroviário quanto nos demais. A Rumo articula sua renovação e o ministro destacou que esse é o momento do “poder de barganha”. “Nós vamos ter como negociar e vamos impor o trem Intercidades”, disse o chefe da pasta da Infraestrutura.
“Estamos com todo o poder de negociação. O Trem Intercidades é viável, é de interesse público e é a melhor alternativa que temos para o transporte de passageiros e desafogo do sistema rodoviário. Como disse o ministro na sua explicação, ‘acho que a coisa engrenou'”, comemorou Macris.
Na próxima semana Tarcísio de Freitas se reunirá com o governador João Doria em São Paulo para tratar do trem. O deputado Macris confirmou participação na reunião.