A Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Educação, em parceria com o Departamento de Trânsito e da concessionária Rota das Bandeiras realiza nesta segunda-feira (06), às 09h, a abertura oficial do programa “Maio Amarelo”, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes . O Movimento Maio Amarelo nasce com a proposta de chamar a atenção de todos para o alto índice de mortos e feridos no trânsito através de ações entre o Poder Público e a sociedade civil. Nesta data, alunos de diversas escolas da rede municipal também participarão do evento com apresentações sobre o tema.
Outras atividades também estão programadas: vídeos produzidos pelos alunos estão disponíveis entre 06 e 12/05 para votação popular na página do YouTube Maio Amarelo Itatiba. As três produções que tiverem o maior número de curtidas serão premiadas.
Durante todo o mês alunos terão palestras sobre o tema e conscientização em suas respectivas unidades de ensino. Já os discentes da educação infantil farão visitas a um mini cidade montada pelo Departamento de Trânsito onde terão atividades lúdicas e educativas.
Já no dia 25, às 09h, na Praça da Bandeira, ocorre a premiação dos vídeos e uma grande passeata pelas ruas do centro de Itatiba onde também haverá a simulação de um resgate de acidente. Toda a população está convidada a participar e se engajar neste importante movimento, afinal, a segurança no trânsito depende de cada um de nós.
“A conscientização para um trânsito mais seguro deve ter a participação de todos, desta forma, convidamos todas as escolas publicas e particulares de Itatiba para trabalhar o tema Segurança no Transito, neste Maio Amarelo, além de visitar a mini cidade do trânsito, na Praça da Biquinha. No dia 25 de maio, contamos com a participação dos alunos e da população para a passeata na Praça da Bandeira. Com pequenas ações e educação de todos, garantimos um trânsito mais seguro”, comentou o Secretário de Educação, Anderson Sanfins.
ONU
A Assembleia Geral da ONU, editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Um estudo da OMS (Organização Mundial de Saúde” contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidentes de trânsito em 178 países e 50 milhões de sobreviventes com sequelas. São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas sendo a nona causa de mortes no mundo.