A Prefeitura de Itatiba, com o apoio do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, recordou na manhã de ontem, a data de 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, já em seu 19º ano de mobilização no Brasil. A escolha da data se deve ao “Caso Araceli”, no qual uma menina de apenas oito anos foi raptada, violentada e morta por jovens de classe média alta na cidade de Vitória (ES). A data propõe reflexão sobre o tema a fim de combater, impedir, alertar e punir tais práticas hediondas contra crianças e adolescentes.
Em Itatiba, um seminário que contou com uma mesa composta pelo Prefeito de Itatiba, Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, Secretário da Educação, Anderson Wilker Sanfins, Secretária de Ação Social Trabalho e Renda, Natalina Alves, representando a Secretaria de Saúde, a Gestora de Saúde Claudia Pizzi, Articuladora da Atenção Básica da Região de Saúde Metropolitana de Campinas, Cláudia Mercante, o Coordenador do Conselho Tutelar, Francisco Bortoletto e a Presidente do CMDCA, Lurdes Muller.
As autoridades presentes reforçaram a importância do combate à impunidade em tais casos. “Eu tenho certeza absoluta que vamos ajudar a denunciar este tipo de caso, de toda classe social, todo tipo de violência sexual, o Disque 100 serve para isso. E também professores, agentes de saúde e servidores podem fazer denúncias e contamos com vocês”, disse o Prefeito de Itatiba, Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira.
Alunos da EMEB Profª Sonia Rita Penteado Aguiar Santos, dirigidos pelo Profº André Bianchini realizaram uma apresentação da Peça Teatral “Até que você pense em mim”. Para encerrar a programação, a Assistente Social da Secretaria de Educação/CAEPI e Coordenadora da Comissão de Elaboração do Plano, Roseli Merli Martins trouxe uma importante palestra abordando os tópicos do Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A plateia foi composta pelos alunos dos Grêmios Estudantis das Escolas Municipais, professores, equipes gestoras, supervisores de ensino, além dos membros do Comitê Municipal da Primeiríssima Infância que prestigiaram o evento no Teatro Municipal Ralino Zambotto.
Com o passo dado pela 9ª vez no município, espera-se abranger e disseminar a causa em toda a cidade, para que a sociedade integre a luta em defesa da proteção contínua dos direitos de quaisquer crianças e adolescentes.