Sumaré segue trabalhando no combate à dengue. O trabalho de conscientização continua nas feiras livres neste fim de semana. No sábado, dia 1°, às 8 horas, a ação será na feira do Villa Flora; às 10 horas, a atividade ocorrerá em Nova Veneza. Já no domingo, dia 2, a conscientização acontecerá na feira do Dall’Orto, às 8 horas, e no Maria Antônia, às 10 horas. Serão entregues panfletos educativos e os moradores serão orientados sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
“Uma equipe de colaboradores e voluntários estará nas feiras livres no fim de semana orientando os moradores e esclarecendo dúvidas, a fim de evitar o aumento de casos da doença. Estamos empenhados em combater a dengue e contamos com a ajuda da população. Somente juntos poderemos vencer essa batalha!”, comentou a presidente do Fundo Social, Mara Dalben.
Desde 2017, a Prefeitura de Sumaré vem fazendo um trabalho de combate ao mosquito da dengue, de maneira ininterrupta. Neste ano, a Secretaria de Saúde intensificou a campanha de conscientização junto à população, principalmente nos bairros com maior incidência da doença, e também realiza os trabalhos de visita casa a casa, nebulização e mutirões de limpeza.
Neste ano, a maior parte dos casos confirmados na cidade é mais incidente nos bairros próximos aos limites com outras cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas). É o que mostra levantamento feito pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica, vinculada à Secretaria de Saúde do município.
“O mosquito transmissor da dengue não respeita muro, nem portão, não conhece limites geográficos. Por isso é muito importante que todos cuidem de seu quintal e também conversem com seus vizinhos, compartilhando informações. Solicitamos aos nossos moradores que mantenham atenção constante, eliminem materiais que possam acumular água e também mantenham a cidade limpa, sempre descartando lixo corretamente. Vamos juntos combater a dengue!”, destacou o prefeito Luiz Dalben.
A Prefeitura ressalta que é importante que a população permita o acesso dos agentes às residências. A Lei Municipal nº 6148/2019 prevê notificação e multa caso o proprietário ou responsável recuse, por duas vezes consecutivas, o recebimento da visita dos agentes de controle de endemias. Além disso, caso o imóvel esteja fechado em todas as tentativas de visita, o mesmo ficará sujeito à intervenção da autoridade competente. Caso o imóvel fechado seja de responsabilidade de imobiliárias ou construtoras, os responsáveis devem possibilitar a entrada da autoridade municipal para a realização da inspeção.