Os enfermeiros da urgência e emergência da rede Municipal de Saúde de Sumaré participam nesta semana da capacitação sobre Classificação de Risco. O treinamento acontece no Auditório do Hospital Estadual e tem o objetivo de humanizar e classificar os riscos, otimizando o atendimento de acordo com a urgência médica.
A capacitação é ministrada pelo Hospital Estadual (HES) para alinhar o protocolo de Manchester ao município. A partir do mês de julho, por determinação da DRSVII (Departamento Regional de Saúde) o HES não atenderá pacientes classificados com riscos de menor urgência (azul e verde), que deverão ser atendidos nas unidades de Saúde da cidade.
“Atualmente o protocolo é utilizado nas UPAs ( Unidade de Pronto Atendimento) do Macarenko e Matão e após esta capacitação a unidade do PA do Nações, Maria Antonia e o CIS Nova Veneza, entregue a população na última segunda (dia 10), passará a utilizar a Classificação de Risco. Desta forma teremos um atendimento em saúde mais digno, humanizado e de maior qualidade à nossa população”, acrescentou o prefeito Luiz Dalben.
O Hospital Estadual está localizado na avenida Amizade, 2.400, Jardim Bela Vista.
CLASSIFICAÇÃO DE RISCO
O atendimento com Classificação de Risco tem a capacidade de acolher os usuários e garantir um melhor acesso aos serviços de urgência e emergência, humanizando o atendimento com a garantia de um atendimento rápido e efetivo.
O objetivo da classificação mediante protocolo é ter uma escuta qualificada do cidadão que procura os serviços, visando identificar os que necessitam de atendimento médico mediato ou imediato. Construir ainda os fluxos de atendimento na urgência/emergência considerando todos os serviços da rede de assistência à saúde.