O Hospital Samaritano Paulínia (única unidade hospitalar particular da cidade) – credenciado PHS Samaritano Saúde -, possui Ambulatório de Especialidades e a oftalmologia é uma das modalidades oferecidas. O atendimento é realizado mediante agendamento prévio.
Cuidar dos olhos é tão importante quanto cuidar das demais partes do corpo humano. Mas, nem sempre a saúde ocular recebe a devida importância. E quando se percebe que a visão não é mais a mesma, pode ser tarde.
De acordo o oftalmologista, Dr. André Maurício Sleiman Raad Camargo, da clínica OftalmoCenter – responsável pelo atendimento no Hospital Samaritano Paulínia – a falta de medidas preventivas pode levar a várias doenças e até a cegueira.
“A consulta deve ser anual. Existem doenças que somente numa consulta preventiva é que o oftalmologista consegue descobrir a afastar os riscos. É de extrema importância a avaliação periódica até para descartar doenças mais sérias e graves como o glaucoma, por exemplo”, alertou.
Camargo destacou que muitas pessoas procuram o oftalmologista apenas para trocar os óculos. “Mas, não é só nessa situação que elas devem ir ao especialista. Mesmo que elas não sintam nada, existem doenças silenciosas que não apresentam sinais, mas que pode, por exemplo, apresentarem aumento da pressão intraocular que gera um problema irreversível, como o glaucoma”, falou.
O especialista explicou que durante a consulta de rotina é verificada a acuidade visual -quanto está enxergando, se é recomendado ou não de uso de óculos, se tem alguma doença que precisa de tratamento, a pressão intraocular e é realizado o exame do fundo do olho que previne doenças na retina e que podem causar a cegueira.
“Dependendo do que for encontrado, um diagnóstico será definido assim como o tratamento adequado. É através da prevenção que conseguimos assegurar a qualidade da visão das pessoas”, destacou. Se houver necessidade de cirurgia, o procedimento é realizado pelo Hospital Samaritano.
CRIANÇAS
É recomendado que os adultos procurem o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. E as crianças devem ser levadas ao especialista o quanto antes. “Os pais devem ter uma preocupação constante de levar os filhos ao oftalmologista porque a visão é desenvolvida e treinada ao longo dos primeiros anos de vida. Até por volta dos seis anos, a criança aprende a enxergar”, explicou o médico especialista.
“É muito importante que os pais levem as crianças para uma avaliação oftalmológica mesmo enquanto bebê. Na primeira consulta, já é possível descartar doenças que possam impedir o desenvolvimento normal da visão”, frisou Dr. André. Para ele, a atenção dos pais em observar as dificuldades de visão dos filhos é essencial para evitar complicações futuras.
AMBULATÓRIO
O Ambulatório de Especialidades do Hospital Samaritano Paulínia funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Para ser atendido é necessário agendar consulta pelo telefone (19) 3888-7000. O endereço é Rua Portugal, 400 – Vila Bressani.
As especialidades atendidas são: Acupuntura, Alergologia, Angiologia/Vascular, Cardiologia, Cirurgião Geral, Cirurgião Plástico, Clínico Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Fonoaudiologia, Gastroenterologia, Ginecologia / Obstetrícia, Neurocirurgia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia Adulto e Infantil, Proctologia, Psiquiatra, Reumatologia e Urologia.