Pesquisar
Close this search box.

Prefeito de Paulínia entrega manutenção no Serod que não recebia melhorias há 30 anos

Obra faz parte do projeto de melhoramentos em 30 prédios da Saúde iniciado na atual gestão.

Por: Correio Nogueirense
22/07/2019
Foto: Prefeitura de Paulínia

O prefeito Antonio Miguel Ferrari, o Loira, entregou na manhã de sexta (19) a primeira fase da manutenção do Serod (Serviço Odontológico) do Centro, atendendo a reivindicações antigas dos servidores e usuários. O prédio anexo à UBS do Centro, construído há 36 anos, nunca tinha passado por melhorias. A obra, iniciada em abril, engloba o maior programa de reparos das unidades de saúde de Paulínia, com manutenção em 30 prédios.

“Não medimos esforços para tentar solucionar os problemas da cidade, que são muitos. Peguei a Prefeitura com tudo abandonado, com problemas que se arrastam por mais de dez. É um trabalho sacrificado, a luta é incansável, mas vale a pena. Quero o melhor para Paulínia e poder realizar essas ações que beneficiam tantas pessoas é muito gratificante”, ressaltou o prefeito.

A cerimônia de entrega marca a finalização da primeira fase de manutenção, que contou com troca de fiação, reparos no telhado, troca do piso, hidráulica, serviços de alvenaria e pintura, além da adaptação de salas para consultórios para atender a população com mais conforto e agilidade. O prédio começou a funcionar em agosto de 1983 e ainda não tinha recebido nenhuma reforma.

As melhorias foram aprovadas pelos funcionários do setor e pela população, que já passa por atendimento no local, como é o caso da moradora de Betel, Franciele Dorighelo, usuária do Serod há mais de 20 anos. “Passo aqui há muito tempo, conheço bem o local e os servidores. Realmente o prédio estava feio, precisava de uma reforma. Agora está tudo muito lindo, ficou bem bonito, dá até gosto passar aqui”, conferiu a munícipe.

O secretário de Saúde, Luis Carlos Casarin, classificou a atuação do prefeito em poucos meses como positiva. Falou do empenho desta administração em resolver os problemas da pasta e anunciou a implantação de duas novas unidades de saúde bucal em duas UBS do município, inauguradas recentemente, no Bom Retiro e do Centro II. Ainda informou que, em breve, usuários do serviço também terão direito a próteses dentárias.

“Não medimos esforços para realizar o melhor trabalho possível. Sabemos das necessidades da população e aos poucos estamos tentando resolve-las. Quando assumimos a Prefeitura, a Saúde estava um caos, o hospital quase na iminência de fechar, enfrentamos completo desabastecimento de remédios e, aos poucos, estamos conseguindo melhorar a situação, mas precisamos de tempo”, ponderou Casarin.

Estrutura 

O Centro Odontológico do Centro tem quatro salas: duas para atendimento clínico, uma para endodontia e um ambulatório. Treze funcionários trabalham no setor, que chega a atender cerca de 450 pessoas semanalmente, nos atendimentos clínico, de endodontia e ambulatorial. Ainda há os atendimentos no Centro de Geriatria, realizados uma vez por semana, Saúde em Casa e o trabalho de prevenção e visitas às escolas infantis e de ensino fundamental, em que o projeto “Fada do Dente” realiza palestras educativas, ensina a escovação e sobre a importância do flúor.

A segunda parte da manutenção do prédio, que já começou, vai atender salas de aparelhos, de esterilização, almoxarifado e sala de emergências para procedimentos de primeiros socorros. A previsão de entrega é de até três meses.  “Sabemos que a estrutura reflete na qualidade do atendimento ligada diretamente à qualidade de assistência”, reforçou o secretário de Saúde que disse ter um carinho especial pelo espaço, porque fez estágio no prédio quando estudante de Odontologia.

O município conta com mais centros odontológicos, que ficam dentro das UBSs do Planalto e do São José e a do Monte Alegre, que tem prédio próprio.
O Serod funciona das 7h às 19h de segunda a sexta-feira e aos sábados até às 13h. Fica localizado na rua Divino Salvador, 433, bairro Nova Paulínia.

Mais obras

Recentemente os prédios da Saúde que passaram por reforma foram o Centro de Fisioterapia, UBS João Aranha, Betel, UBS Monte Alegre, Centro de Distribuição, e a obra de ampliação do Hospital Municipal de Paulínia continua.

Ainda tem os próprios públicos administrados pela Secretaria Municipal de Promoção Social como o CRAS Monte Alegre, CRAS João Aranha e Centro de Convivência do Idoso que passam por melhorias.

Comentários

Veja também

Nenhum artigo foi encontrado
Nenhum artigo foi encontrado