O prefeito Luiz Dalben entregou nesta sexta-feira, dia 23, os uniformes escolares para os alunos das escolas municipais Flora Ferreira Gomes, região do Maria Antônia, e Anália de Oliveira Nascimento, região da Área Cura. Cerca de 22 mil alunos da rede municipal de ensino – incluindo Ensino Infantil, Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) – estão recebendo os kits de uniformes, que contêm camisetas de malha, bermuda, camiseta Dri-Fit para as aulas de educação física, um material que não absorve o suor e ajuda o estudante a manter-se seco ao longo da aula, meia e tênis.
Os itens foram adquiridos com recursos próprios e, para a economia dos Cofres Públicos, os produtos foram comprados separadamente e os kits completos foram montados e estão sendo distribuídos pelas escolas. “Assim como fizemos com o material escolar – entregue no início do ano aos estudantes -, compramos os itens a granel para economia da Prefeitura e melhor qualidade dos materiais. Devido a um problema burocrático com uma das empresas, atrasamos um pouco a distribuição dos uniformes, porém, acompanhamos in loco a chegada dos utensílios para garantir que produtos de qualidade cheguem às mãos de nossos alunos. É com grande alegria que entregamos os uniformes para nossos estudantes, este é mais um investimento que realizamos na educação de Sumaré, buscando sempre um ensino forte e de qualidade. Queremos que nossos alunos tenham uma formação adequada no âmbito acadêmico e como cidadãos”, disse o prefeito Luiz Dalben.
“Não medimos esforços para que os alunos recebam todo o apoio necessário durante este processo de desenvolvimento pedagógico e pessoal. A distribuição destes uniformes escolares representa esta dedicação, pois apesar de termos enfrentado dificuldades, a Prefeitura se manteve firme e, hoje, pode ver a alegria no rosto destas crianças em receber seus novos uniformes. Agradecemos o empenho e a colaboração das escolas e dos nossos colaboradores, que se dedicaram muito para que esses kits de uniformes fossem montados. É gratificante fazer esse trabalho nesse momento, dando essa oportunidade para os alunos receberem seus novos uniformes, com materiais de qualidades, confortáveis e que vão agregar na segurança destas crianças, devido ao reforço na identificação de alunos”, explicou a secretária Mirela Medeiros.
Participaram da entrega os secretários de Educação, Mirela Medeiros, Mobilidade Urbana, José Marin, Segurança, Ricardo Zequin, e Comunicação, Alexandre Maluf, além do vereador Hélio Pereira.
EDUCAÇÃO
No início do ano letivo, os alunos receberam os kits de material escolar, que incluem cadernos, lápis de cor, canetas, cola, borracha, giz de cera, apontador, entre outros itens, além de mochila. Além disso, neste ano, as escolas municipais São Judas Tadeu, região da Área Cura, e na EM Magdalena Maria Vedovatto Callegari, região do Maria Antonia, passaram a contar com “Ensino em Tempo Integral”, um projeto piloto que beneficia 430 crianças. Além da grade curricular básica, com disciplinas como português e matemática, por exemplo, as crianças têm à disposição oficinas com atividades culturais, lúdicas e de recreação.
Logo no início do ano, todas as unidades começaram passar por manutenção e limpeza completa para receber os alunos. Algumas escolas também receberam obras que vão oferecer maior conforto e segurança aos alunos. A Escola Municipal Jardim Denadai, por exemplo, recebeu serviços de troca de pisos e adequação dos banheiros. Já a Escola Municipal André Denadai, no Jardim Santa Carolina – também conhecida por CAIC – contará com nova área de parada para vans escolares e estacionamento aos pais ou responsáveis.
Na parte pedagógica, o projeto “Leitura e Ética na Escola”, desenvolvido em parceria com a Editora Adonis, foi renovado e ampliado, atendendo também em 2019 os alunos dos 6ºs e 7ºs anos, visando incentivar a leitura junto às crianças e trabalhar temas como preconceitos, comportamento e bullying. O projeto inclui também a formação dos professores e visita às dependências da editora para conhecer as etapas da confecção de um livro.
Uma nova unidade de Ensino Infantil está em construção: é a Escola Municipal Profª Maria Luisa Cia Medeiros, no Portal Bordon, região do Picerno, com capacidade para atender 240 crianças de 0 a 5 anos. O investimento na creche é de R$ 2,2 milhões, por meio de convênio com o Governo Federal. Com uma área de 1.100 m² de área construída, a escola possuirá, além das salas de aula e administrativas, sala multiuso, banheiros adaptados, pátio coberto, sala de apoio à informática, playground e refeitório. A creche será instalada na Rua Deolindo Basso, nº 07.