Na última terça-feira, 10, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, foi implantada pela Prefeitura Municipal de Itatiba mais uma horta urbana na cidade.
Dessa vez, o Fundo Social de Solidariedade de Itatiba foi o local escolhido para que as ações do programa Horta, Sabor e Saúde, que faz parte do Programa Municipal de Educação Ambiental, fossem efetivadas.
“Essa horta é resultado de uma boa parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura que visa utilizar o espaço público para fomentar as boas práticas de consumo de alimentos saudáveis, além de incentivar a implantação de hortas comunitárias e a produção de alimentos orgânicos de qualidade para a população”, disse o Prefeito de Itatiba Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira.
A horta comunitária implantada no local receberá o cuidado dos frequentadores do Fundo Social de Solidariedade e, em especial, do grupo da Melhor Idade composta em sua maioria por participantes assíduos das diversas atividades oferecidas pelo Centro de Convivência do Idoso.
“A gente conseguirá através desta horta mostrar a importância de uma alimentação saudável com produtos orgânicos e também melhorar a parte social entre os idosos que frequentam o local. Mexer com terra é uma das melhores terapias que existe e o pessoal da melhor idade poderá posteriormente trazer os netos, filhos e parentes para colher o que eles estarão plantando neste espaço. Para isso, a horta foi adaptada e instalada numa altura especial para que não forcem e prejudiquem a coluna”, explicou a primeira-dama Mayara Aparecida Lopes de Oliveira, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itatiba.
Horta Sabor e Saúde
O Programa Horta, Sabor e Saúde marcou história em Itatiba na década de 2000 utilizando-se de terrenos públicos, sem ocupação, através de solicitação dos munícipes.
A retomada do projeto aconteceu em 2018 com a orientação de técnicos agrícolas da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura que passaram a dar todo o suporte técnico para o manejo sustentável do cultivo de hortaliças utilizando como material para plantio, terra vegetal e esterco de gado curtido que foram doados por propriedades agrícolas do município.
Para a execução dos canteiros e para o plantio inicial, a Prefeitura Municipal forneceu todo o adubo orgânico necessário, mudas, ferramentas e também mão de obra para o trabalho realizado em conjunto com os munícipes de Itatiba.
“O Programa Horta Sabor e Saúde tem como objetivo incentivar uma alimentação saudável, por meio da produção de produtos a serem produzidos em áreas públicas, quer seja por representantes de uma associação de moradores, escolas, entre outros. Desta forma, áreas que atualmente não têm algum tipo de ocupação e uso, poderão se transformar em locais de convivência ocasionando maior integração social e estímulo a uma alimentação com mais qualidade nutritiva”, explicou a Engenheira Agrônoma Dorothéa Monteiro, Secretária de Meio Ambiente e Agricultura.
Além da horta do Fundo Social de Solidariedade, neste ano também foram implantadas as hortas da Casa Abrigo Municipal, do Centro Dia do Idoso e da Cooperativa Reviver, além da continuidade das hortas da ONG Salve Sanfra e da Associação dos Moradores e Amigos do San Francisco (AMASF).