Pesquisar
Close this search box.

Unidades de Saúde de Sumaré realizam ações de prevenção ao suicídio

Os usuários contam com palestras, rodas de conversas e trocas de experiências sobre prevenção ao adoecimento mental.

Por: Correio Nogueirense
17/09/2019
Foto: Prefeitura de Sumaré

Durante este mês, em alusão ao Setembro Amarelo, várias ações contra o suicídio estão sendo colocadas em práticas nas unidades de saúde de Sumaré. Os usuários contam com palestras, rodas de conversas e trocas de experiências sobre prevenção ao adoecimento mental. As equipes das unidades também estão fazendo visitas a escolas e instituições que solicitam esclarecimentos. Além disso, os profissionais esclarecem à população sobre o funcionamento da rede de atenção psicossocial do Município.

Nesta terça (dia 17), a partir das 18h, a USF (Unidade de Saúde da Família) Bordon realizará palestra e bate papo sobre prevenção de suicídio e saúde mental. O encontro contará com a presença da médica generalista Antonielli Fonseca. Para o prefeito Luiz Dalben, é fundamental orientar a população e, para isso, se faz necessário abrir canais de conversa sobre o assunto. “É preciso identificar as pessoas que precisam de cuidado nesse sentido, pois conversar é a melhor solução”.

No último dia 12 as unidades do Cruzeiro e Santa Clara desenvolveram ações referentes à data. No dia 10, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Macarenko realizou palestra sobre suicídio e prevenção, ministrada pela enfermeira Veridyana Valverde. Também no mesmo dia a USF (Unidade de Saúde da Família) Nova Terra, em parceria com a Escola Campcare, fizeram palestras aos usuários da unidade e aos alunos do 8º ano da Escola Estadual Solange Maura Albino.

A CAMPANHA

Realizado desde 2015, o Setembro Amarelo foi criado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Durante o mês, monumentos em diferentes cidades também adotam a cor amarela em suas fachadas para dar visibilidade à causa. A cor amarela, segundo o site do CVV, representa a luz e o sol, simbolismo que reflete a proposta da campanha de preservar a vida.

O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro. A data é organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio com o respaldo da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo do dia é conscientizar as pessoas ao redor do mundo que o suicídio pode ser evitado.

Comentários

Veja também

Nenhum artigo foi encontrado
Nenhum artigo foi encontrado