Pesquisar
Close this search box.

Itatiba terá Campanha Seletiva de Vacinação contra o sarampo

O objetivo da campanha é para alcançar públicos específicos, levando em consideração as faixas etárias mais vulneráveis à doença que ainda não tomaram a vacina.

Por: Correio Nogueirense
04/10/2019

Seguindo orientações da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Itatiba, assim como outras cidades paulistas, dará início na próxima segunda-feira, dia 7, a uma Campanha Seletiva de Vacinação contra o sarampo para alcançar públicos específicos, levando em consideração as faixas etárias mais vulneráveis à doença que ainda não tomaram a vacina.

A Campanha acontecerá em duas etapas: na primeira etapa, que vai de 7 a 25 de outubro, a vacina será distribuída apenas para crianças entre seis meses a 5 anos de idade (4 anos,11 meses e 29 dias), em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h. Já o dia “D” acontecerá em 19 de outubro no CAC – Centro de Atenção à Criança, das 8h às 17h.

Na segunda etapa, de 18 a 30 de novembro, a vacina será apenas para jovens adultos de 20 a 29 anos de idade, também em todas as Unidades Básicas de saúde, das 8h às 16h. O dia “D” acontecerá em 30 de novembro no ACE- Ambulatório Central de Especialidades.

“A vacinação desses adultos, na verdade, é para dar cobertura para aqueles que não tiveram a vacinação que deveria ter sido feita em torno dos 15 aos 17 anos de idade e  vários jovens deixaram de ser vacinados, então por isso a Campanha abrange esse público”, explicou o Secretário de Saúde, Dr. Fábio Nani.

É importante lembrar que a vacinação na cidade já vem sendo realizada de acordo com as orientações do Estado. Agora, o público-alvo da campanha seletiva deve se dirigir aos postos de saúde, preferencialmente com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose. A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Itatiba possui 2 casos confirmados já curados e 15 sob investigação.

“Por conta desses casos que surgiram, a Secretaria de Saúde também já realizou as devidas ações de bloqueio, imunizando aquelas pessoas que tiveram contato com o paciente, então nossa ação é contínua no município”, acrescentou o Secretário.

Contraindicações

A vacina é contraindicada para pessoas imunodeprimidas e gestantes. Pessoas nascidas antes de 1960, na sua maioria, já tiveram a doença na infância e possuem imunidade (proteção) por toda a vida, não necessitando ser vacinadas, conforme diretriz do Ministério da Saúde. O Programa Estadual de Imunização prevê que crianças e adultos, com idade entre um ano a 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo no calendário. Acima desta faixa, até 59 anos, é preciso ter uma dose. Não há indicação para pessoas com mais de 60 anos, pois esse público potencialmente teve contato com o vírus, no passado.


Serviço

CAC – Centro de Atenção à Criança
R. Quintino Bocaiúva, 404-Centro.

ACE – Ambulatório Central de Especialidades
R. Marcos Dian, 365-Jd. De Lucca (Prédio do SUS)

Comentários

Veja também

Nenhum artigo foi encontrado
Nenhum artigo foi encontrado