O Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Educação de Sumaré premiaram na tarde de hoje, dia 14, as escolas e classes ganhadoras do projeto “SustentArt”, que promoveu a arrecadação de garrafas pet nas unidades escolares e creches do Proeb (Programa de Educação Básica), unindo solidariedade com sustentabilidade. As garrafas serão transformadas em bonecos de neve, anjos, velas, entre outros itens de decoração de Natal, permitindo à Prefeitura promover o“Natal do Bem” e levar o encantamento do Natal para toda a cidade.
Foram premiados os primeiros e segundos colocados nas categorias “Escola” e “Classe” para as unidades que mais arrecadaram das escolas municipais e do Proeb. A campanha de arrecadação somou cerca de 40 mil garrafas coletadas, que deixaram de ser jogadas no lixo e agora serão reaproveitadas.
Na categoria “Escola”, foram premiadas em primeiro lugar a EM Andre De Nadai e a creche IBQ (Instituto Bem Querer). Os segundos lugares ficaram com a EM Profª Martha Smolli Domingues e EEI (Escola de Educação Infantil) Algodão Doce I.
Já na categoria “Classe”, os primeiros colocados foram o Jardim I C da EM Andre De Nadai e o berçário II B da EEI Mais Saber. Os segundos lugares ficaram com o Jardim II B da EM Alcione Apª Fernandes Pereira e berçário II B da EEI Algodão Doce I.
“É com grande alegria que promovemos esta premiação para homenagear os nossos alunos, do Ensino Infantil ao Ensino Médio, que participam com empenho dos nossos projetos sociais. O sucesso da arrecadação de agasalhos e agora das garrafas pet são provas de que estamos no caminho certo neste nosso trabalho de agregar valores além dos muros da escola, formar cidadãos de bem, preocupados com o próximo e com o meio ambiente”, disse o prefeito Luiz Dalben.
O “Natal do Bem” foi lançado em 2017 como um projeto piloto, realizado na Praça Manoel de Vasconcellos, no Centro. Devido ao sucesso, a Prefeitura de Sumaré decidiu estendê-lo em 2018 para outras regiões do município. “No ano passado, trouxemos este projeto socioambiental para Sumaré e pudemos presenciar a alegria das famílias ao verem uma decoração de Natal tão bonita e, ao mesmo tempo, tão simples. Este ano, vamos expandir a decoração por toda a cidade e, para isso, precisávamos do apoio da comunidade na arrecadação das garrafas. Agradecemos o engajamento de todas as escolas, levando aos nossos alunos mais uma ação de educação ambiental e resgatando valores como a solidariedade e a união”, comentou a presidente do Fundo Social de Sumaré, Mara Dalben.