A Caminhada do Bem – alusiva ao Dia Internacional da Luta Contra Aids, comemorado no dia 1º – reuniu na manhã desta quarta (04), um bom público em Sumaré. Ao som da Fanfarra da Melhor Idade e a presença dos alunos das Escolas Estaduais Dom Jaime e João Franceschini, a Caminhada saiu da Praça Rosa Maluf. Depois seguiu pela Avenida Rebouças até a Praça das Bandeiras, onde os participantes contaram com a distribuição de folders, preservativos e orientações dos alunos de Enfermagem da Escola Arquimedes. O evento, de apoio à luta pela conscientização sobre HIV/Aids e detecção precoce do HIV, foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura, por meio do CRESSER (Centro de Referência em Saúde Sexual Reprodutiva).
Durante a campanha, as equipes das unidades vão reforçar a importância da prevenção e do combate ao vírus HIV. Na ação as pessoas receberão preservativos, orientações educativas por meio de palestras e rodas de conversa. Os usuários poderão também fazer os testes rápidos (HIV, Sífilis e Hepatite). “Vamos aproveitar o Dezembro Vermelho, mês de mobilização nacional, para alertar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento precoce contra o HIV, a AIDS e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis”, destacou o prefeito Luiz Dalben.
De acordo com o secretário de Saúde, Rafael Virginelli, a caminhada foi um sucesso. “Agradecemos a todos que participaram desta caminhada tão importante de alerta sobre a prevenção e conscientização sobre HIV/Aids. Durante o ano todo as Unidades de Saúde e o CRESSER promovem ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, intensificando as atuações em dezembro, que marca o mês da luta”, lembrou Virginelli.
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, neste ano o município registrou 48 casos de Aids na cidade. Já no ano passado 73 pessoas contraíram o vírus da doença. Até o momento foram registrados quatro óbitos em decorrência da Aids no Município. Somente no ano passado, Sumaré registrou a morte de treze pessoas por causa da doença.