O Sebrae Aqui realizou no último dia 05, a reunião final do ano. O encontro que contou com membros do Conselho Gestor – formado pela Prefeitura de Sumaré, Associação Comercial, Sindilojas e o Sebrae Campinas – aconteceu nas dependências da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDE), em Sumaré, onde funciona o órgão. Na reunião foram destacadas todas as ações de 2019, bem como estipulada a projeção do Sebrae Regional para Sumaré em 2020. A unidade local fechou o ano com chave de ouro, ultrapassando a meta inicial que era de 1.711 atendimentos. Ao todo, foram 2.275 atendimentos em 2019. Desses números, 57% são pessoas físicas, ou seja, futuros empreendedores; e 43% pessoas jurídicas – empresários em busca da capacitação e mais crescimento no Município. “São números positivos, com uma média de 7 a 8 atendimentos por dia, o que ultrapassou o intento do Sebrae regional”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Padovani.
Bom lembrar que somente de janeiro a maio deste ano, o Sebrae Aqui Sumaré havia ampliado em mais de 50% a quantidade de atendimentos a empreendedores do município, em comparação a todo o ano passado. Em 2018, foram 826 atendimentos realizados e, nos primeiros cinco meses deste ano, 1.247. Com o resultado, a unidade sumareense tornou-se a segunda com maior quantidade de atendimentos e serviços da região, ficando atrás apenas de Campinas. “O Sebrae e os demais serviços ao empresário que temos em Sumaré são de grande valia para fortalecer a rede empreendedora do nosso município, proporcionando um ambiente favorável para a abertura e crescimento de micro e pequenas empresas, além de contribuir com a economia local e a geração de emprego e renda. Nosso intuito é estimular o empreendedorismo e dar todo o suporte necessário para que micro e pequenos empresários tenham sucesso em seus negócios”, reforçou o prefeito Luiz Dalben.
Para se ter uma ideia, em outubro – quando se comemora o Mês do Empreendedor – a Prefeitura de Sumaré, por intermédio da SEDE, em parceria com o Sebrae Aqui, realizou várias atividades de capacitação para os empresários: de caravana à Feira do Empreendedor no Pavilhão de Exposições do Anhembi a Oficina de Startup. O sumareense contou também neste segundo semestre, entre outras ações, com a unidade do Sebrae Móvel, que ficou estacionada durante o dia 8 de novembro na região do Jardim Picerno.
Programação para 2020
Foram diversas ações no ano de 2019 que fizeram com que o Sebrae Aqui de Sumaré alcançasse esses números, entre elas, Cursos, Oficinas, Palestras e alguns projetos segmentados, como a parceria com a Casa Brasil e a Faculdade Anhanguera. Para o próximo ano a programação gratuita está recheada de novidades. Estão previstos vários projetos, além de Oficinas de Formalização, Empreendedorismo, Planejamento Financeiro, Marketing, Inovação e Cursos como o “Super MEI” e “Atendimento ao Cliente”.
A novidade fica por conta do “Jovens Empreendedores – Primeiros Passos” que prevê a capacitação do SEBRAE aos professores do 1º ao 9º ano da rede pública municipal. O “Agronegócio” ganhará destaque no segmento dos Pesqueiros e dos Assentamentos em olericultura (hortaliças, legumes e verduras). Outro projeto que promete é o ‘Varejo de Sucesso’, cujo foco é o fortalecimento dos comércios da cidade. O Sebrae Aqui Sumaré reserva ainda um trabalho especial com a temática “Acessibilidade para todos”, com palestras de conscientização e sensibilização, etc. “Estamos no caminho certo e temos certeza que 2020 será um ano promissor para os empresários e empreendedores de Sumaré”, finalizou o prefeito Luiz Dalben.