Na noite deste domingo (15), a Orquestra Sinfônica Jovem do Projeto Retreta fez uma linda apresentação na sede do projeto, onde a entrada foi gratuita para o grande público que compareceu para assistir a Cantata de Natal regida pelo Maestro Ricardo Michelino.
O maestro agradeceu ao prefeito Ivan Vicensotti e ao secretário de Cultura, Edésio Lopes, pelo apoio e incentivo ao projeto Retreta.
Ricardo Michelino se apresentou com uma roupa de papai Noel durante a apresentação. Em certo momento da cantata, o Maestro cedeu o espaço para que professores do projeto pudessem reger os alunos em algumas músicas.
Após a apresentação o Correio Nogueirense conversou com Ricardo Michelino, ele falou sobre a cantata, comentou sobre essa surpresa de outros maestros fazerem parte da apresentação. “Essa noite foi mágica, poder reunir tantas pessoas neste local que traduz o projeto retreta, o esforço de todos os alunos, professores que se dedicaram bastante e pudemos mostrar um pouco para todos que presenciaram a nossa cantata. Sobre os maestros, chega um momento que as coisas precisam mudar, seguir e você precisa erguer novos líderes. Não se sabe o que vai acontecer no dia de amanhã, mas, na verdade eu estava pensando nisso. No começo da carreira é difícil termos a oportunidade. E de repente temos aqui no grupo um grande maestro e não sabemos porque não lhe demos oportunidade. Então, decidi há alguns dias que aos poucos vamos dar oportunidade para essas pessoas, para que elas possam mostrar seu talento, trabalho e o projeto só continua se passarmos o bastão. Não digo que isso será agora ou ano que vem, mas o momento de passar o bastão, tem que passar para uma pessoa que vive essa realidade”.
Um dos maiores apoiadores do projeto Retreta, o vereador Zé Pedro Paes (PSD) esteve presente na apresentação e conversou com o Correio Nogueirense sobre o projeto apresentar essa cantata em um local para a capacidade de poucas pessoas. “Essa foi uma noite para fechar com chave de ouro, o Maestro (Ricardo) Michelino com o projeto Retreta e foi uma maravilhosa festa. É disso que a cidade precisa, essa cultura e carinho com os nossos jovens. Com certeza que 2020 será um ano de muitas emoções, renovações, e com certeza aparecerá novos músicos”.
O Parlamentar comentou sobre o teatro da cidade, que está fechado a vários anos. “Existe uma verba que está parada por vários fatores, uma verba que veio para o município através do Deputado Chico Sardelli para a reforma do teatro e estamos investigando essa demora. Em breve teremos um dos melhores teatros da região”.
Também estiveram presentes o senhor Melinho Tagliari, sua esposa Eva Tagliari e o neto Gustavo, participante do projeto. Melinho falou da homenagem feita pelo Maestro Ricardo Michelino ao senhor Nico, participante da banda 24 de junho por mais de 50 anos e pai da senhora Eva Tagliari. “Nós temos um carinho muito grande pela banda e para nós será eternamente a banda. O pai da Eva (Tagliari), o senhor Nico, tocou na banda por mais de 50 anos, participou de diversas diretorias e nos anos 90 a banda estava em uma situação difícil. Fui chamado para ser presidente, aquilo me emocionou muito, mas eu não sabia tocar nada e nós nos propusemos a manter a banda viva. Nós conseguimos manter a banda viva enquanto estivemos a frente apesar das dificuldades da época e o sonho do meu sogro era que nunca terminasse. Graças a Deus ela continua até hoje, cheia de professores e ensinando vários jovens. Hoje a homenagem que o Maestro fez nos pegou de surpresa, não havia nada combinado porque nem sempre conseguimos comparecer a todas as apresentações e hoje ele relembrou um fato que marcou muito a Eva. O senhor Nico queria que seu instrumento ficasse com o Maestro, aquele com que ele tocou em diversos bailes. Quando o senhor Nico Faleceu, a Eva se reuniu com as irmãs, familiares e decidimos levar o instrumento para o Maestro, que é aquele que ele se apresentou hoje aqui hoje para toda a população. Foi uma homenagem ao senhor Nico, o Maestro Michelino tem um carinho enorme pelo senhor Nico, porque ele trabalhou muito para que o nome do senhor Nico ficasse gravado no coreto no centro da cidade e isso se tornou lei municipal”.
Gustavo é bisneto do Senhor Nico, ele toca violino na banda 24 de junho e falou rapidamente de fazer parte desta geração de músicos da família, já que seu pai, Fabrício, que também tocou na banda. “Foi uma emoção enorme, nós ensaiamos o ano inteiro, agora realizamos esse sonho de apresentar e representarmos a música nos dias de hoje. Toco violino, faz seis anos que estou no projeto Retreta e foi uma honra poder representar a família. Espero que eu tenha cumprido meu papel. Por enquanto eu penso em seguir na música como hobby e talvez como profissão”, finalizou.
Confira as fotos: