Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Sumaré faz limpeza e desobstrui tubulação próxima da linha férrea

No local, muita sujeira e centenas de garrafas PET.

Por: Correio Nogueirense
08/01/2020
Foto: Prefeitura de Sumaré

Você sabe quanto tempo uma garrafa PET leva para se decompor? Pois é, a durabilidade aliada à resistência, umidade e aos produtos químicos faz com que o material tenha uma decomposição muito lenta. De acordo com pesquisadores, o tempo de decomposição da garrafa PET é de, no mínimo, cem anos. Portanto, é fundamental que sejam descartadas corretamente. Em Sumaré, o Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura desenvolve um excelente trabalho junto à população: recolhe as garrafas e as recicla para serem transformadas em peças decorativas do Natal, deixando a cidade mais bonita e sustentável.

Infelizmente, nem todas têm a destinação correta e acabam sendo descartadas na natureza. O resultado é bueiro cheio; as consequências são inundação e enchentes. Na tarde de ontem (7), por exemplo, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, executou serviços de limpeza numa tubulação na Rua Joaquim Raposeiro, próxima à Concessionária Fiat Tempo e da linha férrea, na região central. O local recebe toda a água que escoa pela Avenida 7 de Setembro, por baixo da linha do trem. Foi necessário a utilização de um caminhão Vacall para realizar a sucção da sujeira que estava na tubulação, a maioria garrafas PET.

Diferentemente e contrastando essa situação, em praças e espaços públicos de todas as regiões sumareenses, enfeites produzidos a partir de garrafas pet e outros materiais recicláveis deram vida a personagens típicos das festas natalinas, como o querido Papai Noel, no Natal do Bem. “É muito importante a conscientização a respeito do descarte de garrafas PET e de outros objetos. Em Sumaré damos um destino a essas garrafas, transformando em peças natalinas, como árvores, casinhas, bonecos de neve, anjos, velas, etc. Além de tornar o Natal do Bem sustentável, bonito e sem custo aos cofres públicos, ainda evita que essas garrafas entupam bueiros e tubulações, provocando inundações”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

Comentários

Veja também

Nenhum artigo foi encontrado
Nenhum artigo foi encontrado