Visando tranquilizar a população e estar preparada para prestar o auxílio necessário aos moradores, Sumaré preparou um plano de ações para o enfrentamento do coronavírus. Representantes da Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o secretário da pasta, Rafael Virginelli, reuniram-se nesta semana para definir alguns detalhes do projeto, que visam a prevenção da doença, assistência e atendimento de possíveis pacientes suspeitos – a cidade não registrou casos suspeitos até o momento.
Caso algum paciente apresente sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar e tenha histórico de viagem para locais com transmissão local, como a China, ou ter tido contato próximo com pessoa com caso suspeito a orientação é para que procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência. Todas as unidades de Sumaré estão aptas e preparadas e vão destinar vagas diárias para atender os suspeitos e os colaboradores capacitados para receber os pacientes. Ao procurar a UBS, serão avaliados se os sintomas indicam alguma probabilidade de infecção por coronavírus, além de tomadas as providências para notificação e coleta de material para exame laboratorial.
Além disso, novas capacitações serão ofertadas aos colaboradores e nas unidades de saúde serão fixados materiais de orientação. Na urgência e emergência, uma grade de transferência dos quadros respiratórios graves (que necessitam de intubação, por exemplo) foi montada para que esses casos sejam remanejados para hospitais da região.
“Sumaré está preparada para atender com qualidade qualquer paciente que apresente sintomas ou que necessite de auxílio. Queremos tranquilizar a população, nossas unidades e colaboradores foram capacitados e estão de prontidão para prestar um atendimento adequado e eficiente. Porém, nosso objetivo é continuar registrando zero casos de suspeitos e para isso continuamos em alerta e trabalhando incansavelmente. Também contamos com a colaboração da população para que siga algumas medidas de prevenção e, em caso de suspeita, procure imediatamente a unidade de referência mais próxima de casa”, disse o prefeito Luiz Dalben.
O Ministério da Saúde recomendou evitar viagens à China como forma de prevenir contaminações. No entanto, as precauções de contágio são importantes para evitar a propagação de doenças infecciosas. Confira:
- Evitar contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar
- Usar lenços descartáveis para higiene nasal (nada de lencinhos de pano!)
- Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo
- Higienizar as mãos sempre depois que tossir ou espirrar
- Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas
- Manter ambientes muito bem ventilados
- Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência
- Evitar contato com animais selvagens ou doentes