Pesquisar
Close this search box.

2ª edição do “Cine Inclusivo” em Itatiba proporciona cinema para pessoas com deficiência

A iniciativa da Prefeitura de Itatiba proporcionou uma sessão de cinema gratuita, com pipoca e refrigerante, em condições especialmente pensadas para pessoas com deficiência.

Por: Correio Nogueirense
11/02/2020
Foto: Prefeitura de Itatiba

A segunda edição do “Cine Inclusivo” reuniu quase 80 pais e filhos para uma manhã de domingo (9) diferente. A iniciativa da Prefeitura de Itatiba proporcionou uma sessão de cinema gratuita, com pipoca e refrigerante, em condições especialmente pensadas para pessoas com deficiência.

O Cine Multiplex, no Itatiba Mall, abriu suas portas para a exibição do filme “Um Espião Animal”, com som mais baixo e luzes acesas. Servidores e voluntários do CAEPI, da Secretaria da Educação, prestaram todo o apoio para proporcionar o maior conforto para as crianças e seus responsáveis, enquanto o Fundo Social de Solidariedade doou bichinhos de pelúcia, arrecadados durante o Natal.
O prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira enfatizou a importância de projetos como o Inclui Itatiba, que realiza diversos eventos ao longo do ano. “Independente de qualquer diferença, todas as crianças têm direito a sonhar. Transformamos o Inclui Itatiba em Lei e iniciativas como esta estão cada vez mais presentes no dia a dia do município”, afirmou.
EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS

Alessandra Aiello, mãe do menino Gustavo, explica que as sessões tradicionais podem afastar as crianças da experiência com cinema. “Já tentei trazê-lo [no cinema] uma vez, mas ele chorou e não consegui entrar com ele. Estou achando espetacular, porque é minha segunda tentativa e eu estou muito feliz porque ele já entrou, está curtindo, então é um grande passo”, afirmou.
Já André começou a sessão do lado de fora da sala. Ao longo do filme, reuniu coragem para se aproximar cada vez mais da grande tela, passo a passo ao longo do corredor. Com a ajuda da mãe, Cláudia, e da professora Rosângela Campos, conseguiu assistir a boa parte do filme, vibrando nas cenas de ação.

Cláudia conta que estava preparada para enfrentar dificuldades, uma vez que outras três tentativas não resultaram em boas experiências, no entanto, classificou a manhã como uma vitória. “Estou recomeçando. O caso do André eu acredito que seja o ambiente mais escuro. Mas ele foi até a porta, foi subindo, conseguiu chegar, tudo é uma vitória”, descreve. “Ele está falando que quer voltar. Já perguntei se ele gostou e ele disse que sim. Na próxima edição do Cinema Inclusivo estaremos aqui”, completou.

Anderson Sanfins, secretário de Educação, ressaltou o caráter social da iniciativa da Prefeitura de Itatiba. “Vamos dar continuidade esse ano com o Cinema Inclusivo. As crianças têm liberdade para se movimentar, para andar… o grande diferencial é que em outras cidades esse tipo de sessão é oferecida comercialmente, ou seja, os pais pagam o estacionamento, o ingresso, a pipoca. Em Itatiba é tudo gratuito”, destacou.

Comentários

Veja também

Nenhum artigo foi encontrado
Nenhum artigo foi encontrado