Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura e Hospital Bom Samaritano esclarecem sobre notícia falsa de caso de coronavírus em Artur Nogueira

O suposto caso trata-se de um homem com idade de 27 anos que estava na China, porém longe do principal foco de contaminação, segundo nota da secretaria de Saúde.

Por: Correio Nogueirense
26/02/2020
Foto: Reprodução Facebook/ Hospital Bom Samaritano

A prefeitura de Artur Nogueira, através do departamento de Vigilância em Saúde, e o Hospital Bom Samaritano esclarecem que é falsa a notícia de um suposto caso de Coronavírus no município. Segundo a nota de esclarecimento do Hospital, a informação está circulando nas redes sociais e através do WhatsApp. Diante disso, a secretaria e o Hospital pedem para a população não compartilhar informação sem antes checar a fonte da notícia.

Nota da Secretaria de Saúde

“A Secretaria de Saúde, através do departamento de Vigilância em Saúde, vem a público esclarecer os boatos maldosos e irresponsáveis disseminados na última terça (25) à respeito de um suposto caso de contaminação de coronavírus no município.

O suposto caso trata-se de um homem com idade de 27 anos que estava na China, porém longe do principal foco de contaminação e o mesmo já vinha tomando todos cuidados necessários para evitar o contágio. Informamos ainda que desde a sua chegada ao Brasil, realizamos o acompanhamento do munícipe, baseado no protocolo de atendimento do Ministério da Saúde, prestando as orientações sobre quais cuidados tomar, e caso tivesse algum sinal clínico no período de risco (14 dias), que procurasse novamente a unidade de saúde.
Informamos ainda que o paciente já se encontrava fora do período de incubação(19 dias), sendo descartada então, qualquer possibilidade de contaminação.

A Prefeitura solicita ainda a compreensão e colaboração da população nogueirense para que não se espalhe falsas notícias, e informa ainda que, tomará as medidas necessárias para identificar o(s) possível(eis) autor(es) desse boato”.

Nota oficial do Hospital Bom Samaritano

O Hospital Bom Samaritano (HBS) informa que, durante o feriado de carnaval, deu entrada no Pronto socorro um paciente que havia chegado da China recentemente, e tinha preocupações de estar infectado pelo Coronavírus (Covid-19).

Durante a permanência do paciente neste hospital, a equipe médica seguiu todo o protocolo para os casos potencialmente suspeitos advindos do local mencionado, não se confirmando a suspeita da doença. O paciente já estava sendo orientado preventivamente pela Unidade de Saúde do município desde que chegou da China, recebendo todas as orientações conforme determina o protocolo do Ministério da Saúde para o caso.

O Hospital Bom Samaritano informa ainda, que qualquer outra informação, que não esteja de acordo com esta Nota Oficial, não é verídica e não passa de falácia ou especulação. Mensagens de aplicativos e redes sociais, que espalham informações contrárias a essas, são Fake News, e devem ser combatidas.

A equipe do Hospital Bom Samaritano agradece a atenção e pede a colaboração a todos em divulgar somente o posicionamento oficial do Hospital, e da Vigilância Sanitária local.

Comentários

Veja também