A Prefeitura de Sumaré – por meio da Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social – realizou uma doação ao Circo de Portugal, instalado no João Paulo II, região central da cidade. A entrega de 15 cestas básicas e de produtos de higiene à companhia circense aconteceu na tarde dessa segunda-feira (30) e tem por finalidade auxiliar as famílias em vulnerabilidade social por causa da suspensão dos espetáculos, em atendimento à quarentena de isolamento social no enfrentamento do coronavírus.
O poder público municipal considerou a situação pontual alegada pelo grupo de colaboradores do circo, mesmo as famílias não sendo participantes de projetos sociais no município. “Estamos vivendo uma situação completamente atípica com essa pandemia e não podemos fazer distinção no atendimento. A Secretaria de Inclusão Social foi procurada na semana passada e visando atender a essas famílias que se encontravam necessitadas, fizemos o cadastramento delas junto ao CRAS – Centro de Referência em Assistência Social para demais orientações e encaminhamentos que sejam pertinentes”, explicou o secretário municipal de Inclusão Social, José Tavares de Siqueira.
Bom destacar que sensível às demandas, o Fundo Social de Solidariedade de Sumaré (Funssol) lançou uma campanha emergencial de arrecadação de alimentos e de produtos de higiene junto aos supermercados da cidade, que poderão colaborar com doações. Os cidadãos interessados também podem fazer a doação on-line. Em parceria com a Secretaria de Inclusão, o Fundo Social está realizando outra campanha junto aos condomínios, seguindo todos os protocolos de higiene necessários.
“Sempre trabalhamos para atender a todos sem distinção e não poderíamos deixar de nos comover com a situação das famílias do Circo de Portugal Internacional. Iniciamos uma campanha para mobilizar a sociedade sumareense com a finalidade de arrecadar alimentos através de compras online, que serão destinados às famílias em vulnerabilidade social, não só as assistidas pela Inclusão Social, mas também aquelas que venham a ser acompanhadas nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social – CRAS, mediante visitas técnicas”, comentou dona Mara Dalben, presidente do Funssol.
A Secretaria de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social disponibiliza além dos telefones das unidades do CRAS, com os servidores trabalhando internamente e de forma escalonada, o Serviço de Atendimento Social ao Usuário através do WhatsApp 9.8838-9761 ou pelo e-mail: [email protected] para orientações, dúvidas e demais encaminhamentos.