A partir de hoje (01), o enfrentamento e a prevenção ao coronavírus entram em nova fase em Itatiba. Os cidadãos itatibenses poderão se cadastrar, através do site da Prefeitura (www.itatiba.sp.gov.br/testeitatiba) para se alistarem como candidatos na iniciativa. O programa “Teste Itatiba” abre as inscrições do dia 01 ao dia 15 de julho, e pela amostragem estatística de cada bairro, além da idade, o sistema escolherá de forma aleatória as pessoas que farão este teste.
“Essa amostragem nos ajudará a entender qual o percentual de itatibenses que já tiveram contato com a doença. Apesar dos casos positivos, acreditamos que seja muito maior o número de pessoas que tiveram contato, e esse programa vai ajudar a medir isso”, completou o Prefeito Douglas Augusto.
Ainda a partir de hoje, as seis barreiras sanitárias que existem atualmente e as 24 barreiras físicas serão removidas e uma Barreira Sanitária Eletiva ficará instalada na rua aos fundos do Ambulatório Central de Especialidades, no SUS. Das 8h às 16h, uma equipe estará preparada para verificar a temperatura de quem desejar e aplicará o teste de Covid se a equipe julgar necessário, com a avaliação de médico no local, inclusive providenciando atestado médico nos casos positivos.
Os servidores que estavam trabalhando nas barreiras sanitárias serão mobilizados agora para a região central da cidade e bairros, em outras tarefas, como: fiscalização e instrução em aglomerações, filas de bancos, farmácias e supermercados, além de aferirem temperatura em terminais de ônibus. Eles estarão identificados com coletes amarelos.
HISTÓRICO
As oito barreiras sanitárias de Itatiba foram instaladas ma madrugada do dia 21 de março, em uma ação pioneira na região e no estado. Esse número chegou a 9, e até esse dia 30 de junho, foram reduzidas para 6 barreiras. “As pessoas receberam muito bem essas barreiras, porque além de aferir a temperatura para termos o encaminhamento correto, as barreiras tiveram ainda um caráter pedagógico. “Agradeço imensamente os 216 servidores e voluntários que participaram deste esforço e tantas outras iniciativas do setor privado que com solidariedade nos ajudaram com doações, proporcionando mais qualidade e motivação no trabalho de todas essas pessoas”, ressaltou Douglas.
Segundo a Vigilância Sanitária, das 551 pessoas que passaram pelas barreiras sanitárias com temperatura elevada, 249 se interessaram em fazer o teste ao serem chamados, sendo que 28,5% dos que compareceram apresentaram resultado positivo, IgM ou IgG, para a Covid-19.