O Fundo Social de Solidariedade de Sumaré, por meio dos profissionais do CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade), já disponibilizou 107 videoaulas para que os integrantes da Melhor Idade mantenham-se ativos durante o período de isolamento social. As atividades presenciais estão suspensas desde o início da quarentena causada pela pandemia visando prevenir e conter a propagação do novo coronavírus.
“É muito importante que todos os cuidados necessários para a preservação da saúde continuem sendo tomados em casa. Estamos disponibilizando essas atividades para que todos os integrantes da Melhor Idade possam se manter ativos e assistidos mesmo remotamente. Com fé em Deus, logo vamos sair dessa situação e voltamos com atividades normais”, disse a presidente do Funssol, dona Mara Dalben.
As videoaulas são gravadas pelos professores e instrutores dos 14 grupos que atendem um total de 1.200 idosos em bases descentralizadas em todas as regiões da cidade. O conteúdo é distribuído com o auxílio do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, e atendem as turmas de dança de salão, ritmos (ginástica com música, animada e com grande estímulo corporal), dança circular, artesanato, culinária, informática, capoeira, ginástica de alongamento e fortalecimento e fanfarra. A turma do vôlei também faz reuniões semanais com aulas teóricas e exercícios físicos.
Visando tranquilizar a população e prestar o auxílio necessário aos moradores, Sumaré trabalha desde janeiro para o enfrentamento do coronavírus. Assim que a situação estiver normalizada e segura para a saúde da população, as atividades presenciais serão retomadas.
“Em meio distanciamento social, de recolhimento, é fundamental manter uma rotina de atividades para fortalecer o corpo e também exercitar a mente. Assim que a pandemia passar todos os grupos estarão reunidos novamente, mas, por enquanto, fiquem em casa e se mantenham saudáveis e ativos”, destacou o prefeito Luiz Dalben, reforçando o convite para que “aproveitem o trabalho realizado especialmente para a Melhor Idade”.
Vale destacar uma orientação importante. O Funssol e os profissionais da Saúde e de Educação Física advertem que as atividades são indicadas apenas para aqueles integrantes que já fizeram o teste de aptidão física, ou seja, que estão liberados para praticar exercícios físicos.