Iniciada no último dia 15 de julho, a segunda fase da Campanha de Vacinação contra o Sarampo 2020, segue até 31 de agosto, em Sumaré. De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, a imunização é ofertada para crianças e adultos com idade entre 6 meses a 49 anos, com o objetivo de intensificar a imunização para inibir surtos da doença presente no estado de São Paulo.
A campanha é realizada de forma seletiva, na qual as vacinadoras avaliam a situação individualmente, conforme o calendário vacinal vigente. Por isso, é de extrema importância que compareçam às unidades com a carteirinha de vacinação para avaliação e registro. A imunização é o único mecanismo de proteção contra o vírus.
“O sarampo também é causado por vírus, transmitido de pessoa a pessoa por meio de secreções ao tossir, espirrar ou falar. Portanto, é importante que as pessoas que ainda não foram imunizadas procurem, o quanto antes, uma unidade de saúde para tomar a vacina”, explicou o prefeito Luiz Dalben.
Os sintomas do Sarampo são febre alta, erupções vermelhas na pele, coriza, tosse, olhos vermelhos e lacrimejantes, conjuntivite, pequenas manchas brancas no interior da bochecha e manchas vermelhas pelo restante do corpo. O vírus pode ainda causar lesões cerebrais e outras complicações que podem levar a óbito, uma vez que não há tratamento específico para a doença.
Confira a relação dos postos de vacinação (Unidades de Saúde):