De acordo com a orientação do Governo do Estado, Sumaré ampliou para o horário de funcionamento dos estabelecimentos na cidade. De acordo com a mudança dos critérios da Fase Amarela do Plano São Paulo, os segmentos podem funcionar por oito horas, ininterruptas ou fracionadas, sempre atendendo as normas técnicas e sanitárias.
Após análise e discussão do Comitê Municipal de Proteção e Enfrentamento ao Coronavírus, em Sumaré, o comércio varejista, escritórios, atividades imobiliárias e concessionárias pode funcionar das 9 às 17 horas. O shopping Center teve horário expandido das 12h30 às 20h30. Salões de beleza e barbearias podem funcionar oito horas diárias, atendendo via agendamento. Já o consumo local em bares, restaurantes e similares pode ser feito em local aberto ou arejado, por um período de oito horas, definidas por cada estabelecimento, de acordo com o Plano São Paulo. Fora do período de consumo, os serviços de delivery e drive-thru podem ser mantidos. Todos os estabelecimentos devem funcionar com 40% da capacidade.
As academias esportivas e centros de ginástica podem funcionar com 30% da capacidade, por até oito horas diárias. Estão permitidas apenas as aulas e práticas individuais e o atendimento deve ser por agendamento. Cultos, missas, eventos, convenções e atividades culturais podem ser realizadas dentro do horário reduzido de oito horas diárias. Será necessário ter controle de acesso e atividades que as pessoas devem permanecer em pé permanecem suspensas.
Todos os estabelecimentos devem disponibilizar álcool gel, manter o distanciamento entre clientes e funcionários e permitir o acesso somente de pessoas com máscaras. A fiscalização da flexibilização, bem como a orientação dos comerciantes e população, permanece diária.
“Trabalhamos para o bem da população, priorizando a saúde dos munícipes, mas levando em conta sempre a economia, que é possível flexibilizar com responsabilidade. Após a nova orientação do Governo do Estado, analisamos os critérios estaduais para a ampliação do horário do comércio, porém, queremos pedir a colaboração dos comerciantes e empresários para que sigam as normas técnicas e abram suas portas de maneira responsável. Contamos com a colaboração de todos para frear a transmissão do coronavírus e retomar nossas rotinas o mais breve possível”, explicou o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus de Sumaré.