A campanha de vacinação contra covid-19 começou oficialmente em Engenheiro Coelho. Em evento, realizado na manhã desta sexta-feira (22), a primeira dose da Coronavac foi aplicada em um profissional da área da saúde.
Além do prefeito, Dr. Zeedivaldo Alves de Miranda, esteve presente o vice-prefeito, Adézio Dias Barbosa, entre outras autoridades do município.
As doses da vacina chegaram por volta 10h, em um veículo oficial, vindo de Piracicaba, direto da Delegacia Regional de Saúde X (DRS-10). O veículo trouxe o carregamento de 179 doses disponibilizadas para o início da vacinação.
A carga foi escoltada por policiais militares durante todo o trajeto até a cidade. Após os procedimentos de segurança, implementados pela Secretaria Estadual de Saúde, o veículo foi aberto e as doses encaminhadas para o armazenamento adequado na Sala de Vacinas.
Segundo o prefeito, Dr. Zeedivaldo, que é médico, “é muito importante que as pessoas acreditem na eficácia da vacina. Existe muita informação falsa chegando para as pessoas. Nós estamos começando uma vacinação com respaldo científico. Só a vacina vai nos ajudar a superar essa pandemia”.
O prefeito, que aplicou a vacina na primeira pessoa da cidade, também informou que a segunda dose do imunizante já está garantida. “Nós recebemos 179 doses que serão aplicadas nos profissionais de saúde. A segunda dose, que deve ser aplicada entre 15 e 21 dias já está garantida”, informou o prefeito.
Para o vice-prefeito, Adézio, “o mundo inteiro está se mobilizando para vacinar. Independentemente de quem é o fabricante da vacina, o povo anseia por isso. Mesmo vacinando, por enquanto, apenas os profissionais de saúde, aos poucos vamos receber mais vacinas chegarão e vamos poder vacinar toda a população. ”
Adézio, também alertou para que as medidas de prevenção continuem sendo adotadas por todos. “É muito importante continuarmos usando máscara, evitando aglomerações e mantendo todo o protocolo de prevenção”.
Primeira dose
A primeira profissional da saúde vacinada na cidade foi Maria Oliveira, conhecida por todos como Fátima da Saúde, que é técnica em enfermagem. Fátima, 65 anos, trabalha há 40 anos na área da saúde.
“Eu não tinha pensado que seria a primeira pessoa vacinada. A minha expectativa é que venha vacina para todos. Temos que colocar toda a esperança nessa vacina. Que ela acabe com as mortes de covid e que não faça tantas famílias perderem seus parentes queridos. Eu perdi meu cunhado para essa doença”, afirmou Maria.