Após o anúncio de que a Polícia Municipal de Artur nogueira contará com um canil para auxiliar nas ocorrências criminais, a Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil já prepara os agentes para a implantação da novidade no município. Para tanto, a corporação participou de um novo curso de formação para Operador de Cães de Polícia.
A capacitação foi realizada entre os dias 25 a 27 de janeiro, em Nova Odessa (SP). Durante o curso, ministrado no Centro de Treinamento Japa K9, foram aplicadas aulas teóricas e práticas de adestramento para condução de cão de polícia, patrulhamento motorizado e à pé com cães, abordagem e condução de cão de faro, e busca veicular e residencial.
De acordo com o secretário da pasta Dr. Roberto Daher, quando implantado, o canil auxiliará em atividades ligadas ao policiamento ostensivo e preventivo; identificação, através do faro, de narcóticos e explosivos; do patrulhamento diário no município, dentre outras ações policiais.
“O uso do cão na operação aumenta a segurança do policial e resulta em maior possibilidade de êxito na ocorrência, principalmente em locais de difícil acesso, como ribanceiras, buracos ou em locais de risco iminente. Com o canil, a população nogueirense estará ainda mais segura”, destacou Daher.
Além do preparo da equipe, a secretaria já conseguiu dois cães para compor o canil. Os filhotes serão treinados e, posteriormente, auxiliarão nas ocorrências policiais. Antes, porém, a população nogueirense participará da escolha dos nomes dos filhotes. A votação será divulgada em breve pelos meios oficiais de comunicação da Prefeitura.