Nesta terça-feira (16), a Polícia Municipal de Artur Nogueira fez uma visita técnica na sede da Guarda Municipal de Paulínia, onde foi discutido a implantação do “Botão do Pânico” em Artur Nogueira.
Os policiais municipais foram recebidos pelo chefe do setor de desenvolvimento e estatística GCM Diogo Antônio Ferreira e com o comandante GCM Mendes e subcomandante GCM Vieira Domingues. Na visita foi discutido a implantação do programa “Botão do Pânico”, que se trata de um aplicativo de celular que a mulher vítima de violência com apenas dois cliques aciona a viatura de proteção à mulher, onde dois policiais municipais de Artur Nogueira com treinamento, se desloca imediatamente para o local indicado pelo GPS do aparelho da vítima.
O dispositivo conhecido como “Botão do Pânico” tornou-se um aliado no combate à violência doméstica sofrida por mulheres, quando acionado, em virtude de perigo iminente de agressão, o equipamento emite um alerta para que a vítima seja socorrida.
A cidade de Limeira foi pioneira no uso do “Botão do Pânico” na região. O programa teve início em abril de 2017. Por meio do botão, a Polícia localiza o conflito e acompanha o diálogo, durante o trajeto, com gravação da conversa num raio de até cinco metros, e o áudio poderá ser utilizado como prova judicial.