Alfabetização e informação andam de mãos dadas

Por: Correio Nogueirense
02/02/2018

O Brasil aos poucos tem vencido o analfabetismo. O país realmente está evoluindo na direção de se tornar um País melhor do que era em outras épocas. Mas ainda há muito a ser feito. De acordo com levantamento divulgado pela Unesco, o Brasil possui a oitava maior população de adultos analfabetos. São cerca de 14 milhões de pessoas.

Essas pessoas, por não saberem ler nem escrever, ficam à margem da sociedade, vivendo fora da zona onde aparecem as melhores oportunidades, tanto profissionais, quanto pessoais. E por este motivo, ganha uma importância fundamental qualquer iniciativa de dar condições às pessoas de ter uma boa alfabetização, aprendendo a ler e a escrever.

Para a educadora, Jussara Bispo, a grande importância da alfabetização está diretamente ligada à libertação de uma pessoa. “A partir do momento em que um sujeito aprende a decifrar o código alfabético e a, principalmente, entende-lo, de maneira que consiga interpretar o que lê, ele começa a se tornar o sujeito de sua própria história”, explica. A alfabetização dá igualdade de condições a todos que sabem ler, dentro de uma nação, sem isso o sujeito é facilmente manipulado e alienado do mundo que o rodeia. “Alfabetização e informação andam de mãos dadas; uma pessoa que lê e escreve, que busca conhecimentos, não fica tão dependente dos demais, deste modo pode se movimentar no seu universo e a fazer suas escolhas, que vai gerar opiniões próprias para o efetivo exercício da cidadania”, conclui.

Aprender a ler e a escrever é, acima de qualquer coisa, uma oportunidade que uma pessoa tem para se sentir um pouco mais cidadã. E isto se dá pelo fato de que um cidadão devidamente alfabetizado apresenta melhores condições de procurar informações, além de também reunir condições para procurar por mais conhecimento, já que este cidadão é capaz de ler e expressar o que sente através da escrita.

Comentários

Veja também