O prefeito de Engenheiro Coelho, Dr. Zeedivaldo Dias Miranda, sancionou a lei que permite que o município participe do consorcio para compra de vacinas para combate a pandemia, que está sendo criado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
O Projeto de Lei, que autoriza a participação no consórcio, foi encaminhado para apreciação dos vereadores pelo prefeito na última semana. Na segunda-feira (8), os vereadores aprovaram a participação da cidade no consórcio e criaram a dotação orçamentária para isso.
O Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (CONECTAR) já conta a participação de mais de 2 mil cidades brasileiras. A proposta do consórcio é complementar o Plano Nacional de Imunização (PNI) com a compra de vacinas. A assembleia para a criação do consórcio está programada para ocorrer no dia 22 de março.
Alternativa
Outra alternativa para a aquisição das vacinas está com o Consorcio Intermunicipal de Saúde na Região Norte (CISMETRO). O município de Engenheiro Coelho já participa do Cismetro, que é um consórcio que já está formado há alguns anos.
O CISMETRO, inclusive, foi autorizado pelos prefeitos das cidades participantes a elaborar um plano de trabalho, para aquisição de vacinas contra a covid.
Assim, a atual gestão está atuando em duas frentes diferentes para oferecer uma vacinação para toda a população coelhense, o mais rápido possível.