O verão é sinônimo de praia, campo, piscina e micose.

Por: Correio Nogueirense
08/02/2018

Que o verão é a estação dos dias quentes e ensolarados, dos prazerosos banhos de mar e piscina todo mundo sabe. Mas o que muitas vezes se esquece que também é a época das incômodas micoses. Afinal, a estação reúne a um só tempo muita umidade e calor que criam as condições propícias para a proliferação dos fungos causadores das micoses.

Por esses motivos, as micoses são consideradas as doenças de pele mais comuns do verão, podendo atingir diversas partes do corpo, como o couro cabeludo, os pés, as dobras e até as unhas. Os primeiros sintomas podem ser facilmente reconhecidos e se manifestam como bolhas de água, descamação, vermelhidão, fissuras, além de coceira e ardência.

Segundo a dermatologista Dra. Monique de Souza aos primeiros sinais de uma micose, é importante procurar um especialista antes que o problema se agrave. Pois, embora a doença não seja grave, pode demandar um longo período para a sua completa irradiação. “É uma doença de país tropical e que tem sua incidência aumentada durante essa época do verão. Para evitá-la, alguns cuidados básicos devem ser observados”, explica.

Segundo Monique, as principais medidas preventivas são:

• Não compartilhar roupas, calçados e toalhas;
• Não andar descalço, principalmente em pisos públicos;
• Evitar sapatos muito fechados;
• Priorizar roupas de algodão;
• Usar talcos absorventes nos pés;
• Enxugar bem o corpo após banhos de mar, piscina ou mesmo chuveiro.

Comentários

Veja também