Projeto em Artur Nogueira leva música a crianças e adolescentes durante a pandemia

“Retreta no Ar”, do Projeto Retreta, é uma ferramenta de produção audiovisual totalmente desenvolvida pelos professores do Projeto, que de forma lúdica, pretende levar até a audiência temas relacionados à educação musical.

Por: Correio Nogueirense
19/04/2021

Em Artur Nogueira, um projeto aliviou as consequências do distanciamento físico causado pela pandemia de Covid-19 e leva música e o mundo digital para perto de 3.000 alunos, entre crianças, jovens e adultos.

O projeto “Retreta no Ar”, é uma ferramenta de produção audiovisual totalmente desenvolvida pelos professores do Projeto, que de forma lúdica, pretende levar até a audiência temas relacionados à educação musical.

Os materiais serão divulgados através das redes sociais do Projeto Retreta bem como serão enviados aos alunos da rede pública de ensino através da Secretaria Municipal de Educação. À Corporação Musical 24 de Junho e o Projeto Retreta contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Artur Nogueira através das secretarias de Cultura e Educação.

O Prefeito Lucas Sia participa do primeiro episódio desse novo projeto. “É um prazer participar de eventos culturais, sobretudo quando o Projeto é idealizado por pessoas atuantes da nossa cidade como o maestro Ricardo Michelino. O projeto exerce um papel fundamental na educação de nossas crianças, desde a profissionalização até a formação de caráter. Artur Nogueira é uma das poucas cidades da região, para não dizer a única, que conta com um projeto tão organizado como o Retreta”, destaca.

A pandemia causada pelo novo coronavírus obrigou o Projeto a reinventar o formato. Os encontros com os colegas e a equipe multidisciplinar (instrutores e professores de música) foram virtuais, através da plataforma Zoom.

O secretário de Cultura do município, Renato Carlini, fala da importância do projeto Retreta para Artur Nogueira. “O Projeto Retreta, por anos vem dando sua contribuição com a sociedade nogueirense, crianças e adultos de várias classes sociais tem a chance de aprenderem a tocar um instrumento, e a participar de apresentações, nunca imaginados por elas, a contribuição social, ensinando a arte a crianças humildes que veem na música uma chance de contribuir coma sociedade. Eu como músico já participei de apresentações e ações sociais do Projeto. Agora como secretário da Cultura e Turismo, posso contribuir mais ainda, para que essa luz brilhe mais, e projete várias estrelas de Artur Nogueira para o Mundo. Parabéns a todos envolvidos! Parabéns a toda diretoria da Corporação 24 de junho, e ao Maestro Ricardo Michelino”.

Para Débora Sacilotto, secretária de Educação de Artur Nogueira, o Projeto Retreta representa a oportunidade de oferecer uma atividade extracurricular, que ajuda no desenvolvimento integral dos alunos, “A educação musical pode proporcionar estímulos a diferentes e simultâneas áreas cerebrais. Temos um imenso orgulho, de ver que muitos dos nossos alunos, que ingressaram no Projeto Retreta nas nossas escolas, ainda pequenos, hoje fazem parte da Orquestra Sinfônica de Artur Nogueira”.

Os encontros ajudaram os alunos a se adequarem à nova forma de comunicação. “Buscando cada vez mais a inovação e melhor interatividade com o nosso corpo discente e a comunidade como um todo, nossa equipe está desenvolvendo o “Retreta no Ar”, diz o Maestro.

Para mais informações entre em contato pelo telefone: (19) 3827-2862.

Comentários

Veja também