Policiais Municipais de Artur Nogueira participaram de um curso de aperfeiçoamento na cidade de Jaguariúna-SP, nesta quarta (26), com a instrutora GMf Roberta Irineu que trabalha com grupos vulneráveis a cerca de cinco anos. Segundo a Polícia Municipal, com o intuito de melhorar o atendimento das ocorrências.
Tendo em vista que o Guardião da mulher é um programa que a cada dia busca ganhar maior eficiência em atendimento das ocorrências de violência doméstica e necessita a cada dia a dedicação das equipes e conhecimento específico, pois, a vítima em muitas das vezes tem vergonha de transmitir as situações de violência com um agente masculino e por isso o contato é feito por agentes femininas treinadas para esse atendimento diário das vítimas.
O guardião da mulher, conta com uma viatura específica para o atendimento das vítimas e o aplicativo “botão do pânico”, que com dois toques a vítima aciona a equipe, enviando sua localização pelo sistema de GPS do celular. Atualmente existem dezessete mulheres vítimas de violência doméstica com o aplicativo botão do pânico e acompanhadas pelas equipes do Guardião da mulher municipal.
Por meio do aplicativo do programa – o Guardião da Mulher -, as vítimas poderão acionar o serviço de emergência em casos de risco à integridade física ou a própria vida. As interessadas em baixar o aplicativo devem se dirigir à Guarda Municipal, localizada na rua Primeiro de Janeiro, 1674.
Quando o botão é acionado, a viatura do patrulhamento Guardião da Mulher será enviada automática e rapidamente para o local onde foi emitido o sinal do celular em georreferenciamento. O socorro ganha agilidade ao pular a etapa de triagem pela qual passam as ligações que são feitas pelos telefones 190 e 153.