Quem não gosta de ver vários episódios de uma vez só? Afinal ninguém merece aquela expectativa terrível de esperar para saber o que vai acontecer com seu personagem favorito. Todo mundo já deve ter passado pela experiência de dizer “só mais um” e quando se dá conta o dia já está para amanhecer.
Esse costume, ganhou nos Estados Unidos o nome de “binge watching” que significa nada mais nada menos que fazer uma maratona, ou seja, assistir a temporada inteira de uma só vez.
A universidade do Texas nos EUA, realizou uma pesquisa que indica que quanto mais maratonas uma pessoa faz, mais deprimida ela fica. Um dos motivos pelos quais isso acontece é que o tempo livre da pessoa fica todo dedicado a esse entretenimento e não sobra tempo para interação social.
Na verdade, mesmo quando sobra tempo, às vezes preferimos as séries. E por mais que no momento ficar deitado em frente a uma tela pareça ser uma atividade mais prazerosa, a longo prazo isso causa prejuízos para a vida social e para a saúde emocional de quem prefere a fantasia ao invés da realidade.
A pesquisa da Universidade também concluiu que a maioria das pessoas que fazem muitas maratonas também carregam muitos sentimentos negativos dos quais querem fugir, e a Netflix é uma boa maneira de não encarar os problemas reais da vida. O estudo ainda indica que isso faz as pessoas perderem o auto controle e clicarem no próximo episódio sem nem pensar direito.
Muita gente defende que esse é um vício inofensivo, mas ele não deve ser visto dessa forma, pois pode influenciar na realidade e isso é perigoso. Muitas maratonas podem fazer a pessoa começar a negligenciar o trabalho e relações pessoais e essa é uma característica de todos os vícios.
Portanto fica a dica, vamos aproveitar o que as séries têm de bom, mas sem deixar que elas nos dominem ou influenciem no nosso bem estar.