Atualmente, Artur Nogueira conta com 12 Unidades de Saúde Familiar (USF’s), compostos por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, dentistas e agentes de saúde comunitários. A fim de expor os serviços gratuitos oferecidos por cada unidade, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou um projeto de divulgação dos PSF’s, onde os moradores poderão conhecer mais da Saúde nogueirense.
Para lançar o projeto, a pasta escolheu o USF Parque dos Trabalhadores, que atende cerca de 30 moradores por dia, o que equivale a cerca de 720 pessoas atendidas por mês. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, cuja equipe é formada por dois médicos, uma enfermeira, seis agentes comunitários, dois técnicos de enfermagem, três dentistas, duas auxiliares de dentista, uma atendente de recepção e uma servidora responsável pela higienização do espaço.

A coordenadora da Atenção Básica do município, Flávia Campelo, destaca que a a equipe presta uma assistência integral com eficiência e boa qualidade às necessidades de saúde da população, seja na unidade ou a domicílio.
“O USF busca boas práticas de saúde através do estabelecimento de um vínculo entre os profissionais de saúde e a população. A unidade tem um cadastro de pessoas e famílias que atende, a partir do qual vai se criando um histórico de saúde de cada paciente atendido. Isso porque um outro objetivo da atenção básica é o atendimento integral e continuado na família e na comunidade”, destacou.
SERVIÇOS OFERECIDOS
O médico de saúde da família José Diogo de Araújo Júnior, conhecido na comunidade como Dr. Diogo, explica que dentre os serviços oferecidos pela unidade está o atendimento às gestantes, realização de pré-natal de baixo de risco, consultas de recém-nascido (puericultura), além de atendimento à saúde da mulher e do homem através de consultas com clínico geral, e de visitas domiciliares.

Vale salientar que a visita domiciliar tem a finalidade de monitorar a situação de saúde das famílias, onde a equipe realiza visitas programadas ou voltadas ao atendimento de demandas espontâneas, segundo critérios epidemiológicos e de identificação de situações de risco. Elas ocorrem todas as segundas-feiras ou em outros dias da semana, dependendo da necessidade dos pacientes.
O PSF ainda realiza atendimentos como tiragem de ponto; lavagem de ouvido; curativos; consultas com o médico de saúde da família; coletas de exames laboratoriais; tratamento de sintomas de viroses comuns como resfriados, gripes, febre, dores de cabeça, etc; encaminhamento para especialidades médicas; acompanhamento continuado na unidade ou na própria residência (a depender do caso de locomoção); dentre outros.
A unidade também desenvolve práticas específicas para cuidados e tratamento de doenças com assistência continuada a curto e longo prazo. Entre elas, destacam-se a prevenção do câncer, pré-natal, diabetes e hipertensão, além de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
LIVRE DEMANDA POR CLASSIFICAÇÃO DE RISCO
Desde o início do ano, a fim de desafogar o Pronto-Socorro e agilizar o atendimento de quem mais precisa, os 12 postos de saúde de Artur Nogueira passaram a agendar as consultas médicas por meio do sistema de Demanda Espontânea com Classificação de Risco. De acordo com o doutor Diogo, o atendimento é feito de acordo com a necessidade do paciente.
“Todo mundo que procura atendimento no posto de saúde é atendido, nunca deixo de atender ninguém. Alguns casos que a gente vê que a pessoa não precisa de atendimento imediato pedimos para voltar outro dia para ser atendida. E casos de atendimento médico imediato, e que a gente vê que não tem suporte para atender aqui, a gente encaminha para o pronto-socorro municipal”
Uma vez que o paciente é atendido no Pronto-Socorro, ele é redirecionado à unidade. “Lá o médico atende o paciente e depois solicita que ele vá até a unidade para dar continuidade ao atendimento. Tudo passa pela unidade básica de saúde, onde será feito o acompanhamento”, explica o médico.
Diogo destaca que a boa relação entre a equipe de médicos, agentes comunitários e enfermeiras é fundamental para um serviço de excelência. “A gente realiza um trabalho em equipe desde a recepção até a equipe de limpeza”, pontuou.
Além de Diogo, o médico vascular Antônio Neto também atua no posto do Parque dos Trabalhadores.
TRATAMENTO ODONTOLÓGICO
A unidade também oferece atendimentos odontológicos, e conta com uma equipe formada por três profissionais da área e duas auxiliares. Quando a nova gestão assumiu, novos serviços passaram a ser oferecidos.

Nesse mandato, os pacientes que necessitarem de tratamento de canal de dentes unirradiculares, receberão o primeiro atendimento na sua respectiva unidade, e se houver indicação, serão encaminhados.
O mesmo ocorre com a Prevenção do Câncer Bucal. O paciente será avaliado em sua Unidade, e se alguma alteração for diagnosticada, o mesmo será encaminhado para avaliação com especialista.
Dentre os atendimentos odontológicos oferecidos estão cirurgias menores simples, restaurações, profilaxia (limpeza dentária), tratamento de gengivite, remoção de tártaros e atendimento de gestantes. Pacientes hipertensos e diabéticos também são acolhidos e atendidos em segurança.


