Você tem educação financeira?

Por: Correio Nogueirense
15/02/2018

Muitos cidadãos acreditam que conseguir chegar ao fim do mês pagando todas as contas já é suficiente para se declarar um bom administrador de suas finanças. No entanto, o que a maioria não sabe é que nós não deveríamos viver sempre no limite.

Com uma educação financeira adequada, é possível cuidar, assumir o controle dos seus gastos e administrar seu dinheiro para que sobre alguma coisa no fim do mês, para comer naquele restaurante que você adora, comprar uma roupa nova e até investir.

Se você se encaixa no grupo de pessoas que nunca tem dinheiro para nada, o primeiro passo é organizar suas finanças. Você vai precisar se desprender de alguns hábitos que são maléficos para seu bem-estar financeiro, e para facilitar ainda mais a sua vida, nós do Correio Nogueirense trouxemos algumas dicas pra você.

Lembrando que você pode começar a seguir essas dicas a qualquer momento e não há desculpas para não começar agora. Vamos lá?

1 TENHA UM OBJETIVO FINANCEIRO – Quando você tem um objetivo financeiro, é possível traçar metas menores e se dar pequenas recompensas conforme conseguir alcançá-las. Dessa maneira você também consegue ter maior controle dos gastos e assim fica mais fácil saber quais ajustes precisam ser feitos para alcançar o objetivo final.

2 CONTROLAR TUDO (GASTOS PEQUENOS E GRANDES) – Não adianta cortar só o cafezinho e achar que isso já será uma economia suficiente. É preciso analisar a lista completa de gastos e fazer cortes em todas as áreas se quiser economizar e obter controle da vida financeira.

3 TENTE NÃO SE ENDIVIDAR – Os especialistas em economia concordam que o endividamento é o maior vilão quando se trata de tentar resgatar um orçamento. Sendo assim, fuja de financiamentos longos e compras mal planejadas.

4 ACOMPANHE A FATURA DO SEU CARTÃO – Essa dica é indispensável. A tecnologia tem facilitado muito a vida de quem usa cartão de crédito e atualmente o serviço de internet banking nos permite fazer quase tudo sem sair de casa. Ou seja, não tem desculpas para não acompanhar a fatura do cartão, não só para ter controle de seus gastos, mas para evitar possíveis fraudes e etc.

5 USAR LISTA DE COMPRAS – Hoje em dia pode parecer antiquado, mas esse é um costume que salva muita gente de comprar coisas que não precisam apenas por impulso. É muito mais fácil chegar no mercado sabendo exatamente o que vai levar, do que se deixar levar por todas as chamadas que dizem para comprar isso e aquilo.

6 CONTROLAR O DESPERDÍCIO – Uma boa ideia para evitar desperdícios é fazer compras semanalmente. Assim não há riscos de comprar mais do que o necessário e nem riscos de deixar as coisas estragarem.
Tente aplicar essas dicas e você com certeza vai se sentir mais livre financeiramente.

Comentários

Veja também