Uma cobra jararaca foi encontrada na região central de Artur Nogueira, no bairro Santa Rosa, na tarde desta quarta (21). A jararaca, espécie retirada do local, é peçonhenta e dificilmente encontrada em zonas urbanas. Ninguém ficou ferido e a cobra foi devolvida para a natureza.
Segundo a prefeitura, a Polícia Municipal estava em patrulhamento preventivo pelo local, quando foram solicitados por um munícipe, informando que capturou uma serpente em sua propriedade na área rural, sem saber o que fazer, o homem estava à procura de ajuda para orientação. Os agentes averiguaram a serpente, que se encontrava no seu veículo, e constataram ser uma espécie de serpente peçonhenta (jararaca).
Segundo a Polícia Municipal, diante dos fatos, a equipe ambiental resgatou a serpente do veículo, que estava acondicionada em um saco. O munícipe foi qualificado e a serpente solta em seu habitat natural.
A espécie é encontrada geralmente na zona rural e em áreas úmidas. O veneno da espécie pode causar hemorragia e até mesmo a amputação da parte atingida.
Atenção, caso seja picado por uma cobra:
- Não amarrar o membro ferido, pois pode complicar a circulação do sangue, causando necrose.
- Não cortar o local da picada, o corte pode aumentar o risco de infecção no local, além de poder causar hemorragia.
- Não chupar o local da picada, após a inoculação é impossível retirar o veneno.
- Não colocar pó de café, ervas ou querosene no ferimento, isso pode provocar infecção no local.
É recomendado que, ao ver uma serpente, a Polícia Municipal seja acionada imediatamente.