Para prestar apoio àqueles que possuem deficiência física, o prefeito de Artur Nogueira, Lucas Sia (PSD), sancionou a LEI de N° 3.529. De autoria da vereadora Zezé da Saúde, o regulamento institui no calendário oficial do município o dia da Conscientização e Enfrentamento à Síndrome de Digeorge, que será realizado anualmente em 22 de novembro.
Sia, ao aprovar a Lei, destacou que o objetivo é auxiliar pessoas que possuem algum membro da família portador da deficiência. “Vejo que esta é uma causa pertinente e que poderá ajudar muitas pessoas no futuro. Ao assinar o documento, pretendemos oferecer os cuidados e as informações necessárias para a população sobre o assunto que ainda é pouco conhecido”, frisa. Durante a semana da conscientização, poderão ser realizados eventos e palestras voltadas ao tema a fim de explanar o assunto para a população.
Esta síndrome ainda é considerada rara. Por isso, com o sancionamento da Lei, a Prefeitura pretende conscientizar a população sobre a doença que, até o momento, não possui uma única causa definida, podendo variar entre fatores genéticos e consumo de álcool durante a gestação.
A vereadora Zezé também explana o motivo da causa em prol da síndrome de digeorge e sua relevância. “É deveras importante o diagnóstico e o tratamento iniciado para diminuir o risco de complicações. A conscientização através da realização de palestras pode ajudar no diagnóstico e no tratamento”, finaliza.