Audiência pública divulga números da saúde

A audiência apresentou o valor das despesas e número de ações realizadas em Artur Nogueira em 2017

Por: Correio Nogueirense
28/02/2018

Uma audiência pública para apresentar a prestação de contas da área da saúde de Artur Nogueira aconteceu na manhã desta quarta-feira (28). A reunião era aberta aos cidadãos nogueirenses. Na audiência foi mostrado aos presentes o destino que os recursos tiveram em 2017.

Entre os números apresentados estavam os números de ações de maneira detalhada. Por exemplo a Vigilância Sanitária efetuou um total de 36.446 atividades durante 2017. Mais de 100 mil atendimentos foram realizados nos Postos de saúde da cidade. Procedimentos odontológicos foram realizados 8.900 só no 4º trimestre de 2017.

Outros números como exames detalhados, medicamentos distribuídos, consultas, e outros podem ser acessados no portal da transparência. ( www.arturnogueira.sp.gov.br )

A secretária de saúde, Sandra Banin Gaído, falou com felicidade sobre os números. “O balanço é positivo, tivemos um avanço. Sobre a prestação de contas temos um investimento alto no município. É quase 34% do orçamento que está indo para a saúde. Temos muitos desafios, mas aceitamos sugestões, críticas e o saldo é positivo, ” afirmou Sandra. Ela ainda comentou como a audiência pública é de suma importância para os próprios nogueirenses acompanharem o destino dos recursos.

Quando questionada pela nossa equipe sobre a falta de medicamentos na farmácia pública Sandra explicou que muitos desses medicamentos são enviados pelo governo do estado e não está havendo repasse. “O que há é uma reestruturação para que no futuro seja melhor. O município está tentando suprir esses medicamentos com recurso próprio e muitas vezes a burocracia para licitações atrasa o processo”, justificou.

O vereador, Davi da Rádio, acompanhou a audiência e falou de planos para a saúde do município. O prontuário eletrônico, uma espécie de diário do paciente contendo todas as informações, é promessa para 2018. “Essa é uma conversa já do ano passado, cobrei a secretaria que deu a certeza da implantação do prontuário eletrônico neste ano”, contou o vereador. Essa medida promete reduzir custos, pois contendo as informações dos pacientes em um só lugar não seria necessário a repetição de exames, economizando tempo e dinheiro. “O recurso que recebemos comparado a demanda que o município tem é pequeno, então temos que otimizá-lo”, completou o parlamentar.

 

A saúde é uma das áreas que mais necessita de atenção e cuidado. “Estamos fazendo de tudo para uma saúde melhor. Temos alguns problemas, mas o principal está sendo suprido e eu estou feliz com os números hoje”, concluiu a secretária, Sandra.

Comentários

Veja também