O atendimento do pronto-socorro do Hospital Bom Samaritano esteve em pauta na sessão da Câmara de Vereadores desta quarta (08). A questão foi levantada pelo vereador Henrique Teles (PSDB), segundo ele, recebe reclamações semanalmente do atendimento na unidade de saúde de Artur Nogueira.
“Venho aqui trazer mais uma vez, reclamação do Hospital Bom Samaritano. Quero pedir a ajuda da secretária Ângela (Pulz Delgado) que tentasse fiscalizar um pouco mais o Hospital Bom Samaritano. Eu recebo reclamação semanalmente”, destacou.
Teles relatou o caso de uma paciente, que esperou horas para atendimento. “O que aconteceu semana passada lá… para mim, foi um absurdo. Uma munícipe chegou no Hospital, era meio dia, ela deixou até registrado o horário que ela chegou, deu duas horas da tarde, só tinha ela lá…. ‘Henrique só tem eu aqui, mais ninguém’, Ok! Deu duas horas ela me mandou mensagem, ‘Até agora ninguém falou comigo’. O vereador questiona a munícipe. “Nada? Mas tem muita gente aí? ” a munícipe responde: “Não, só tem eu”, finaliza.
O vereador Henrique entrou em contato com o Hospital Bom Samaritano após o relato da munícipe. “Eu liguei no Hospital e pedi para falar com a enfermeira chefe, a enfermeira atendeu a ligação, tinha umas cinco pessoas na sala. Escutei 5 vozes. O que era, não posso julgar, não sei… não posso falar. Falei com a enfermeira, aqui é o vereador tal, eu queria saber o que está acontecendo, porque a gente está com uma munícipe desde do meio-dia, que inclusive foi enviada pelo pronto-socorro para fazer um raio-x no Bom Samaritano”.
“A enfermeira falou que não tinha ninguém no hospital, aí eu pedi para a enfermeira dá um pulinho na recepção, dá uma olhada lá…. A hora que a enfermeira chegou, a paciente estava aguardando”.
O vereador mostrou toda sua indignação com o que vem acontecendo na unidade de saúde. “Isso para mim é uma falta de respeito e hoje (quarta-feira, 8) mais uma vez, eu recebi mais uma reclamação de atendimento no hospital Bom Samaritano”.
O parlamentar afirmou que o município repassa mensalmente recursos, através de convênios, para prestar o atendimento de saúde que, na sua visão, precisa ser de qualidade.
“Será que eles estão deixando de receber os valores que tem que receber mensal, ou será que quem está lá não quer trabalhar? Alguma providência tem que ser tomada. Às vezes eu tenho que ligar no pronto-socorro e trazer pacientes de lá´, para o nosso pronto-socorro”.
Teles parabeniza o trabalho da secretária de Saúde municipal. “Quero também parabenizar a Ângela (Pulz Delgado, secretária de Saúde de Artur Nogueira) que todas as pessoas que eu peço para sair do Bom Samaritano, para ser atendido aqui no pronto-socorro, foram atendidos e bem atendidos e não demorou, o que acontece? Qual a diferença de um para o outro? Eu queria saber. Se eles estão recebendo, eles têm que cumprir o que está no acordo”.
O vereador faz um apelo. “Eu quero solicitar que a secretária de Saúde coloque uma fiscalização mais rigorosa em cima dos trabalhos que estão sendo feitos no Hospital Bom Samaritano. É só isso que eu peço. Que a população tenha o direito ao respeito, o direito a dignidade e a saúde”.
Nota da Prefeitura
O Hospital Bom Samaritano realiza atendimentos públicos e privados.
Os públicos são viabilizados pela Prefeitura em parceria com o Cismetro, cujo contrato envolve o atendimento à população de Artur Nogueira em procedimentos de saúde e o atendimento de urgência. Vale destacar que este encontra-se rigorosamente em dia, não havendo atraso nos repasses por parte do Poder Público Municipal.
Sendo assim, não há qualquer justificativa para algum tipo de demora ou falta de atendimento, principalmente motivado por atraso no pagamento dos empregados do hospital ou de qualquer fornecedor.
A fiscalização do contrato e seu acompanhamento é feito rigorosamente pela Secretaria de Saúde em parceria com o Cismetro.
O vereador Henrique Telles também expôs, durante fala livre na sessão da Câmara, que tem ciência dos pagamentos em dia executados pela Prefeitura. E, além disso, é um dos fiscalizadores para que o contrato se cumpra.
Dessa forma, a Prefeitura enaltece a importância do trabalho desenvolvido pelo edil em cobrar o Poder Público e os serviços pagos pelos cofres municipais.
A fiscalização continuará para que os moradores nogueirenses tenham seus direitos garantidos em relação ao atendimento na saúde.


