A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da secretaria de Educação, entregou cerca de 80 uniformes às cozinheiras das escolas municipais e estaduais do município, na tarde desta terça-feira (26). Os kits são composto por duas calças, três camisetas, dois aventais de tecido, um avental PVC, uma bota e um sapato.
De acordo com a secretária Débora Sacilotto, a medida atende a Resolução Nº 216 de 15 de Setembro de 2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabelece que as cozinheiras tenham acesso a uniformes compatíveis com a atividade. Os mesmos devem ser trocados, no mínimo, diariamente e usados exclusivamente nas dependências internas do estabelecimento.
Apesar da determinação, Débora revela que essa atenção não é dada às cozinheiras há pelo menos quatro anos. “O Conselho de Alimentação Escolar apontou que os uniformes não são entregues há quatro anos. Ciente dessa realidade, nos comprometemos a adquirir uniformes novos, que garantirão melhores condições de higiene durante o processo de manipulação dos alimentos”, pontuou.
O prefeito Lucas Sia (PSD) acompanhou a distribuição, que aconteceu nesta tarde no pátio da Escola Modelo, e destacou a importância de se garantir condições de trabalho e valorização aos servidores.
“Além de atender as normas de segurança e sanitárias, essa é mais uma forma de valorizarmos o trabalho dessas guerreiras, que preparam a merenda para nossos alunos com tanto carinho e dedicação, garantindo a muitos deles, que estão em fase de crescimento e desenvolvimento, que cresçam saudáveis e com plena capacidade intelectual”, destacou Sia.
A distribuição dos kits também contou com a presença de representantes da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA) e da equipe de nutrição. Os uniformes beneficiarão cozinheiras das 24 unidades municipais, entre Creches, EMEIs e EMEFs; e 6 unidades estaduais – em virtude de um convênio celebrado entre a Prefeitura e o Estado e que prevê tais assistências.