O Departamento Municipal de Saúde de Holambra inicia este mês campanha voltada à conscientização de homens com objetivo de incentivar a procura por exames para diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação faz parte do movimento Novembro Azul.
A população masculina a partir dos 50 anos será estimulada a procurar as unidades básicas de atendimento para realizar exames preventivos de sangue e urina. Para isso, basta apresentar o Cartão Cidadão. Não há necessidade de agendamento prévio para a realização dos procedimentos. De acordo com o diretor da pasta, Valmir Marcelo Iglecias, em caso de alteração o paciente será direcionado para um urologista. “A detecção precoce nos possibilita mais chances de tratamento”, explicou. “É importantíssimo ter informações sobre a doença. Preconceitos relacionados ao exame de toque retal, que é simples, precisam ser deixados de lado”.
Ainda segundo o diretor, a rede pública municipal de saúde oferece apoio psicológico, orientação e acompanhamento para pacientes diagnosticados com câncer de próstata. O tratamento, que é de alta complexidade, é realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ou em outras unidades de referência do Sistema Único de Saúde (SUS).
No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.