Projeto de lei quer implantar Zona Azul em Artur Nogueira

A Câmara Municipal deve discutir o projeto nas próximas reuniões.

Por: Correio Nogueirense
20/03/2018

Ir ao centro de Artur Nogueira já foi tarefa fácil. Hoje em dia pode até ser estressante. Isso quem afirma são os próprios nogueirenses que encontram uma situação comum em grandes centros e cada vez mais habitual na cidade, que é a falta de vagas para estacionar. Em 2017 a frota de veículos na cidade atingiu a marca dos 35.518 veículos. Desse número, 20.512 eram carros.

A quantidade de vagas não supre mais a necessidade dos motoristas e na cidade não existem estacionamentos privativos. Uma reclamação frequente também é a falta de rotatividade que faz com que alguns veículos permaneçam o dia todo no mesmo lugar, o que pode até prejudicar o comércio.

A nogueirense, Nathalia Lopes já chegou a desistir de ir ao centro devido à dificuldade em encontrar uma vaga. “O tempo que passo rodando para achar uma vaga daria para fazer algo útil, já cheguei a ir ao centro, procurar vaga e acabar desistindo por não achar”, conta Nathalia.

Pensando no bem estar dos nogueirenses o executivo decidiu implantar na cidade a Zona Azul. Nesta terça-feira (20) o projeto de lei foi assinado pelo prefeito Ivan Vicensotti. A câmara municipal deve discutir o projeto nas próximas reuniões. O projeto de lei 015/2018 autoriza o executivo a contratar uma empresa especializada, através de licitação, para explorar o estacionamento rotativo em vias públicas da cidade.

O Estacionamento Rotativo (Zona Azul) Público de São Paulo é composto por vagas de estacionamento regulamentadas e pagas. Elas ficam disponíveis para os usuários mediante ativação de cartões digitais por meio de aplicativos de celular e pontos de venda.

A Associação Comercial e Empresarial de Artur Nogueira (Acean) fez uma pesquisa entre os comerciantes da área central, incluindo a rua XV de Novembro. Dos 148 empresários questionados, 89 foram a favor da implantação da Zona Azul e 59 contra.

A Zona Azul promete contribuir para a melhoria, ordenamento e democratização do uso do espaço público. Isso porque ela promove a rotatividade do uso de vagas e permite mais carros utilizem os estacionamentos, o que resulta em menor tempo de procura e, consequentemente, melhor fluidez do trânsito.

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