A boa prestação de alguns serviços está diretamente ligada a fatores que superam o conhecimento técnico. O sucesso na carreira de corretor de imóveis, por exemplo, depende muito mais da construção de uma relação interpessoal de credibilidade com o cliente e da experiência que ele possui no mercado, do que de qualquer outro elemento.
Portanto, se você pretende investir na compra do seu imóvel e ainda não consultou um corretor, o ideal é verificar se algum dos seus amigos possui uma boa indicação. Caso não consiga essa referência, confira nossas dicas de como descobrir se o corretor de imóvel é confiável. Vamos lá?
O que faz um corretor de imóveis?
Para você que não conhece bem a profissão, o corretor de imóvel é a pessoa responsável pela intermediação das transações imobiliárias. Ele é a parte neutra em uma relação de compra e venda imobiliária, de forma a promover a aproximação entre vendedor e comprador e mediar conflitos de interesses, caso surjam.
Além disso, um bom corretor possui diversas outras funções na prestação dos serviços e conhecer bem o trabalho desse profissional é muito importante para fazer uma boa contratação. Para que você conheça um pouco mais sobre as atribuições desse profissional, fizemos um resumo das suas principais funções:
Avaliação de preço
Somente alguém com conhecimento técnico e experiência de mercado é capaz de saber se o preço que está sendo cobrado pelo imóvel é justo, adequado e se está de acordo com o preço praticado no mercado imobiliário da região e com o estado de conservação do mesmo.
Avaliação dos imóveis
É muito comum que detalhes de infraestrutura (planta, ventilação, iluminação natural, fachada), acesso, conservação e vizinhança passem despercebidos quando realizamos as visitas para conhecer o imóvel. Olhos não treinados são incapazes de enxergar esses detalhes e, na maioria das vezes, não é do interesse do vendedor informá-los. O corretor, portanto, tem a função de detectar esses pontos e nos alertar sobre eles.
Avaliação da região
Valorização e desvalorização da região são dois fatores muito relevantes para quem deseja adquirir um imóvel, principalmente se a finalidade dessa aquisição for investir. Para avaliar bem esses itens, é necessário um conhecimento mais aprofundado do local, da sua dinâmica comercial.
Além disso, tem a análise da evolução que a região tem apresentado ao longo dos anos e das perspectivas para o futuro, o que faz do corretor de imóveis peça essencial para fazer uma avaliação assertiva.
Avaliação da documentação
Consultas sobre a situação do imóvel e do proprietário podem ser realizadas pelo próprio comprador e fazem parte das imprescindíveis etapas de compra do imóvel. Mas vale dizer que é um processo demorado e trabalhoso conseguir toda a documentação e correr atrás das entidades responsáveis por fornecer essas informações.
Qual é a importância de o corretor ser uma pessoa confiável?
A relação com esse profissional geralmente se inicia em um momento bastante pontual da vida: quando se toma a decisão de adquirir um imóvel. No entanto, é muito comum que essa relação, inicialmente profissional, se converta em uma amizade duradoura, dado o alto grau de proximidade que acaba por se estabelecer durante a prestação do serviço.
O corretor contratado terá acesso a uma série de documentos, objetos de valor (as chaves da do imóvel, por exemplo) e informações — principalmente financeiras. Além disso, são grandes as chances de ele presenciar conflitos, discussões e outros eventos íntimos da família. Nada mais importante, afinal, do que ter a certeza de que a pessoa que está participando de tudo isso é de extrema confiança e discreta.
Como descobrir se o corretor é confiável?
Para descobrir isso, faça uma análise do histórico e da carreira do profissional, levando em consideração os tópicos abaixo.
Registro no CRECI
O Conselho Regional de Corretores de Imóveis, CRECI, é a entidade regional certificadora responsável por emitir o registro que atesta que o corretor de imóvel está devidamente habilitado para o desempenho da função.
Esse registro garante ao cliente que o trabalho do profissional é devidamente supervisionado pelo CRECI-SP, o que reduz consideravelmente as possibilidades de fraude na prestação do serviço.
Experiência de mercado
Enquanto o registro citado diminui o risco técnico, a experiência de mercado garante que você tenha acesso às melhores opções de imóveis, que atendam às suas necessidades e expectativas. Essas opções só podem ser detectadas por um profissional com experiência no mercado imobiliário e muitos contatos.
Atua mediante contrato
Atente-se com cuidado a esta dica. Um profissional de confiança sempre atuará mediante a assinatura de um contrato com seu cliente. Esse contrato deve prever todos os serviços a serem executados, assim como possíveis prazos para execução e as contrapartidas acordadas.
Em caso de descumprimento de algum item, ou ausência da prestação do serviço, você poderá requerer seus direitos em juízo, mas a existência de um contrato bem estruturado, por si só, já traz credibilidade à relação.
Clareza, objetividade e segurança nas informações prestadas
Tão importante quanto descrever detalhadamente tudo que você espera do imóvel a ser adquirido é conseguir compreender todas as informações e coordenadas que o corretor te passa. E, claro, essa compreensão depende da forma como a informação é transmitida, pois é dever do profissional traduzir toda terminologia técnica do discurso para uma linguagem simples e assimilável pelo cliente.
Se você fica sempre com a sensação de que não entendeu muito bem o que o corretor quis dizer, é possível que ele esteja agindo propositalmente de má fé e, nesse caso, procure por outro profissional que te transmita mais confiança.
Conhecimento da região na qual atua
Dê preferência a profissionais que vivem na região em que você deseja adquirir o imóvel. Qualquer pessoa pode pesquisar pela internet ou outros meios sobre uma região específica, mas esse conhecimento não se compara ao conhecimento adquirido por alguém que vive, diariamente, a realidade do local.
Dinamismo nas negociações
Procure por um corretor que converse bem, tenha argumentos precisos e convincentes e que seja maleável nas suas opiniões. Esse perfil de profissional tende a intermediar muito bem o querer das partes envolvidas e conseguir resultados mais interessantes para o seu cliente.
Vinculação a uma imobiliária confiável
Muitos corretores possuem carreira autônoma e isso não faz dele um profissional ruim. O fato é que se ele for vinculado a uma imobiliária séria, devidamente registrada no CRECI, você adquire uma segurança a mais no processo por ter o respaldo da empresa, no caso de eventuais problemas.
Boas referências
Busque conversar com pessoas que tenham sido atendidas pelo corretor que você pretende contratar e dê a elas a oportunidade de compartilhar suas experiências. Toda informação coletada é válida.
Acima de todas essas dicas, é fundamental ressaltar a importância de uma esclarecedora conversa inicial. É por meio desse bate-papo que você vai realmente conhecer o corretor de imóvel, entender sua personalidade e se ele possui as características que te agradam.
Confie no seu instinto e nunca feche um contrato sem estar totalmente seguro!