Pesquisar
Close this search box.

Abuso sexual: a importância da análise e interpretação do desenho infantil na investigação

O Perito Rildo Silveira explica que através dos desenhos as crianças revelam muito do seu mundo, e assim os profissionais conseguem ter acesso sobre os seus medos e traumas. Confira o artigo.

Por: Rildo Silveira
23/04/2020
O abuso sexual nem sempre deixa vestígios físicos mas quando pegam num lápis, as crianças revelam muito do seu mundo. Através do desenho, nós profissionais  conseguimos acessar a pistas sobre os medos e traumas pois a criança organiza as ideias predominantemente através de imagens e o desenho permite que consiga fazer uma transposição direta daquilo que está pensando e sentindo.
Por isso posso dizer com certeza absoluta que quando existe alguma coisa que está perturbando, a criança, irá expor e o desenho é uma das ferramentas e meios que pessoalmente mais utilizo para análise e chegar a essas conclusões. A técnica de avaliação do desenho infantil é complexa e não pode e nem devem fazer-se deduções precipitadas a partir de partes isoladas por este motivo costumo sempre analisar mais de um desenho antes de tirar minhas conclusões.
É preciso entender, que a criança reflete aquilo que vive, e normalmente muitas pessoas associam o desenho de uma criança somente á conteúdos com algo colorido, cheio de alegria e com personagens como a família e amigos sempre juntos e felizes. Mas não é sempre assim e muitas vezes os desenhos revelam realidades assustadoras e garanto que para nós profissionais o impacto é forte. Se sair deste contexto feito de cores lindas, figuras com sensação de alegrias etc, algo de errado pode estar acontecendo. Quando a criança faz, por exemplo, desenhos com coisas em formato de pênis,dentes afiados, rabiscos fortes e sem significado aparenteisso já representa uma alerta. Se você perceber que de uma hora para outra este pequeno ficou mais tímido, isolado, agressivo, ou começou a chorar sem causa aparente, é sinal que é preciso pensar que algo realmente aconteceu ou está acontecendo.
Os desenhos das crianças vítimas de abusos sexuais, tem uma simbologia muito própria, características comuns que se repetem, e que se manifestam nas suas produções gráficas, através de elementos erotizados e dos conteúdos sexualizados.
Tecnicamente falando, as partes mais interessantes da análise do desenho infantil são aquelas sobre a energia e pressão no desenhar, e como aquela sobre a análise geométricas das figuras e formas. A análise do desenho infantil representa sem duvidas um dos melhores e mais eficazes meios forenses para detectar sinais de abuso e violência em crianças principalmente em crianças com autismo e síndrome de down, pois é por meio do desenho, que a criança cria individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade, assim, através da possibilidade de brincar o desenho marca o desenvolvimento da infância e em cada estágio e assume um caráter próprio.
Como profissional posso dizer que a ANÁLISE DO DESENHO INFANTIL representa hoje um dos principais meios forenses na detecção de sinais de abusos e violências em crianças (especialmente em crianças com autismo e com síndrome de down).Há mais de 2 anos utilizo esta ferramenta em muitos dos casos envolvendo crimes de abuso sexual infantil e violência doméstica contra crianças, e os resultados são sim positivos (pela detecção dos crimes) mas ao mesmo tempo são assustadores pelo simples fato que o desenho revela fatos, detalhes e confirma duvidas sobre a suspeitas de violência sexual em crianças.  
Nota importante: estes desenhos em anexo a esta matéria fazem parte de material que analisei e a publicação destes 2 desenhos nesta matéria pelo Correio Nogueirense foi possível através da exclusiva e autorização oficial da mãe da criança que nós concedeu a possibilidade de publicar estes 2 desenhos que demonstram que a criança destaca os os órgãos genitais do abusador que é o mesmo sujeito representado nos 2 desenhos.
Nunca esqueçam que os desenhos infantis em inúmeros casos são pistas de estupros contra crianças e verdadeiro exemplo de expressão infantil da violência, pois as crianças sempre “avisam”, de diversas maneiras, que estão vivenciando situações de maus-tratos e abuso sexual, quase sempre de forma não verbal. Contudo, é importante lembrar que tais evidências são compostas não somente por um único sinal, mas por um conjunto de indícios exibidos por crianças! TODOS UNIDOS CONTRA A PEDOFILIA, ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL!
Nota de agradecimento: agradeço de coração a Dra Paula Mary Delegada de Policia Federal, Fernando Barletta da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Policia Federal do Rio de Janeiro e o Dr Adilson Palácio Delegado Titular da DCAV-RJ (Delegacia da Criança e Adolescente Vitima) nossas principais referências e exemplos no combate aos crimes de Pedofilia, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Minha gratidão ao Comissário de Polícia Civil Dr Daniel Gomes do DGHPP (Departamento Geral de Homicídios e Proteção á Pessoa) por todo apoio, orientações e por ter se tornado um grande exemplo em minha vida. Importantíssimo o trabalho do MILA (Movimento Infância Livre de Abusos) que através de Vanessa Lima se tornou uma Instituição fundamental no combate ao abuso sexual infantil.
Grato ao Correio Nogueirense! Feliz por estes 3 anos de colaboração (começou tudo em 2017), amizade e parceria na divulgação de temas importantes ligados a conscientização e dicas de prevenção sobre crimes contra crianças e adolescentes.
Rildo Silveira – Perito em Crimes contra Crianças e Adolescentes do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeito
Presidente da Comissão de Defesa da Criança e Adolescente na Internet da APECOF (Associação Nacional dos Peritos em Computação Forense)
Perito registrado no Banco de Peritos do Tribunal de Justiça de Goiás
Perito / Auxiliar da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Registrado no Cadastro Nacional de Peritos – CNP (cadastronacionaldeperitos.com)
Investigador Profissional do GRUPO SEIP e da ODPB
Associado ao CONDESP (Conselho dos Detetives Particulares do Estado de SP)

Comentários

Veja também