Pesquisar
Close this search box.

Alemanha abre caminho para dezenas de tanques para a Ucrânia, EUA também se preparam

Por: Correio Nogueirense
25/01/2023
Foto: REUTERS/Radovan Stoklasa

Reuters – A Alemanha abriu caminho nesta quarta-feira para a Europa enviar dezenas de tanques de guerra para a Ucrânia, e Washington estava prestes a fazer um anúncio semelhante – medidas saudadas por Kyiv como um potencial ponto de virada na guerra e condenadas por Moscou como escalada.

Kyiv pede há meses tanques de batalha ocidentais que dariam às suas forças maior poder de fogo, proteção e mobilidade para romper as linhas defensivas russas e potencialmente recuperar o território ocupado pelos invasores.

Andriy Yermak, chefe da administração do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy, lembrou aos aliados de Kyiv que queria tanques na casa das centenas, acrescentando no Telegram: “Isso é o que vai se tornar um verdadeiro soco na democracia”.

A Alemanha, anteriormente reduto do Ocidente, disse que enviaria uma companhia inicial de 14 de seus tanques Leopard 2 de seus próprios estoques e também aprovaria embarques de outros países europeus.

O objetivo geral seria fornecer à Ucrânia dois batalhões de Leopards, normalmente compostos por três ou quatro companhias, cada uma com cerca de 14 tanques.

Berlin disse que o primeiro chegaria dentro de três ou quatro meses e que também forneceria treinamento, munição e manutenção.

“Esta decisão segue nossa conhecida linha de apoiar a Ucrânia da melhor maneira possível. Estamos agindo de maneira coordenada internacionalmente”, disse o chanceler Olaf Scholz em um comunicado.

A decisão da Alemanha abre imediatamente o caminho para promessas de outros países que também usam os mesmos tanques.

A Espanha e a Holanda disseram que também poderiam enviar Leopardos e a Noruega estaria considerando o assunto. A Polônia e a Finlândia já haviam prometido enviar alguns assim que Berlim aprovasse. A Grã-Bretanha ofereceu uma companhia de 14 de seus Challengers comparáveis ​​e a França está considerando enviar seus Leclercs.

NOS SEGUIR?

A decisão de enviar tanques levanta um dos últimos tabus no apoio ocidental: fornecer armas que tenham um propósito principalmente ofensivo e não defensivo.

Duas fontes nos Estados Unidos disseram que Washington anunciaria ainda na quarta-feira que forneceria dezenas de seus tanques Abrams M1.

A embaixada da Rússia na Alemanha denunciou a “decisão extremamente perigosa” de Berlim, que disse que poderia atrair a Alemanha para a guerra – algo que Berlim negou explicitamente. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que qualquer tanque dos EUA enviado à Ucrânia “queimaria como todo o resto”.

Moscou diz que o fornecimento de armamento ofensivo moderno à Ucrânia prolongará a guerra e adiará o que diz ser sua vitória inevitável. Anatoly Antonov, embaixador da Rússia em Washington, disse que as entregas de tanques de guerra dos EUA seriam “outra provocação flagrante”.

Comentários

Veja também