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Altas Habilidades

Hoje nossa neuropsicóloga Dra. Celina Vallim vai mostrar os sinais para os pais identificarem se seus filhos tem altas habilidades. Confira.

Por: Dra. Celina Vallim
31/10/2019

Altas habilidades/Superdotação são os alunos que apresentam a facilidade de aprendizagem, pois dominam rapidamente os conceitos, os procedimentos e as atitudes. Por eles possuírem condições de aprofundar e enriquecer esses conteúdos devem receber desafios suplementares em classes comuns, em sala de recursos ou em outros espaços definidos pelo sistema de ensino, até mesmo para concluir a série ou etapa escolar, em menos tempo.

Suas características variam, mesmo porque cada um apresenta perfil diferenciado, como: no pensar, aprender, agir e no desenvolvimento de seu potencial.

Algumas características:

  • Facilidade de concentração;
  • Autonomia;
  • Interesse por áreas e tópicos diversos;
  • Iniciativa e liderança;
  • Vocabulário avançado e riqueza de expressão verbal;
  • Habilidade para considerar pontos de vistas de outras pessoas e perceber a discrepância entre idéias;
  • Facilidade de interagir com crianças mais velhas ou com adultos;
  • Interesse por livros;
  • Criação de meios pessoais para resolução de problemas.

Os alunos superdotados podem pertencer a diversos grupos e, diferente do que muitos pensam, nem sempre são os mais comportados. Diante dessas condições, o mais importante é que o professor saiba identificar as principais características daqueles que possuem essas habilidades. Depois disso, é preciso estar consciente de que esses alunos aprendem de uma maneira diferente e que o seu papel como educador é atender suas necessidades acadêmicas.

Pais, professores e profissionais de áreas especializadas devem trabalhar cooperativamente, no processo de avaliação compreensiva da criança que apresenta sinais de altas habilidades/superdotação, já que o objetivo principal de uma avaliação é identificar o conjunto de necessidades educacionais da criança, como elemento de essencial importância para a elaboração do planejamento do ensino. Assim, psicólogos podem dar sua contribuição através da aplicação de testes padronizados comuns, que permitem a identificação dos níveis, estilos e perfis das diversas áreas que compõem a produção cognitiva do aluno.

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